Fale Conosco

22 de abril de 2015

Detran realiza entrega domiciliar do boleto de licenciamento e documento do veículo



Os proprietários de veículos não precisam mais comparecer às unidades do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran -PB)  para retirar o boleto de licenciamento e o documento de CRLV (Certificado de Licenciamento Certificado de Registro). No entanto, para receber o documento é preciso que o licenciamento esteja pago.

De acordo com o superintendente do Detran, Aristeu Chaves, o objetivo do serviço de entrega via Correios é proporcionar mais comodidade ao usuário em não precisar se deslocar até a sede do órgão ou postos para receber seu boleto e documento. Mas alerta que, para a entrega domiciliar destes documentos, é primordial que os usuários mantenham o endereço atualizado no banco de dados do Detran.

Ainda segundo o superintendente, a entrega em domicílio de documentos vem mudando a rotina do órgão, possibilitando a redução de filas e agilizando o atendimento nas unidades do Detran.

Os boletos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxas são enviados mensalmente, tendo início no mês de janeiro (placa final 1) e vai até agosto (placa zero), com a opção de pagamento antecipado com 10% de desconto, ou a opção do parcelamento em até três vezes do tributo, mas, nesse caso, sem a redução. Após efetuar o licenciamento eletrônico, o Correio tem cinco dias úteis para entregar o documento.

A Empresa de Correios e Telégrafos recolhe diariamente os documentos emitidos e entrega no prazo de 72 horas para usuários das cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Nos demais municípios o prazo para entrega dos documentos será de 96 horas.

Os Correios farão três tentativas para a entrega do documento. Não havendo sucesso, deixarão notificação informando que o documento se encontra disponível para retirada na agência mais próxima do condutor, pelo prazo de 90 dias. Decorrido o prazo de mais 90 dias nas sedes da ECT, o usuário deverá retirar o documento na sede do Detran.

Ainda existe a opção de rastreamento pelo usuário para ter informação de quantas vezes e onde está o documento. Ele acessa o site do Detran (http://www.detran.pb.gov.br/) e na opção Rastreamento AR. Enquanto o documento não chega via Correios, o condutor que efetuou o pagamento dentro do prazo de vencimento poderá circular com o DUT anterior mais o comprovante de pagamento da renovação pelo prazo de 30 dias sem risco de ser multado caso seja abordado em blitz.