Fale Conosco

7 de agosto de 2015

Detran realiza ações educativas para comemorar Dia Mundial do Pedestre neste sábado



Em comemoração ao Dia Mundial do Pedestre, a equipe da Divisão de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) realiza neste sábado (8), a partir 8h, na cidade de Juripiranga, Zona da Mata paraibana, uma ação educativa para orientar pedestres e condutores da localidade.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação de Trânsito, Abimadabe Vieira, a mobilização social na cidade deve reunir mais de 800 homens num momento de integração do Dia Mundial do Pedestre com o Dia dos Pais, que será comemorado no domingo (9). “Além de parabenizar os pedestres, a ação visa lembrá-los de algumas regras básicas que podem lhes proporcionar maior segurança no trânsito”, disse Abimadabe.

Durante as atividades, serão ministradas palestras sobre segurança e educação no trânsito e distribuídos panfletos para os pedestres, objetivando alertar o cidadão como agir na faixa de pedestre, os cuidados ao andar na calçada e na travessia onde não há faixa de sinalização.

Conforme a Divisão de Educação do Detran,  os pedestres se encontram em condição mais vulnerável, até mesmo de adversidades climáticas. “Essa situação precisa ser mudada com a conscientização dos condutores e dos próprios pedestres. O condutor precisa ter em mente que é seu dever respeitar o pedestre. E ele, por sua vez, deve entender que a sua segurança também depende de sua disciplina”, afirmou Abimadabe Vieira.

De acordo com o superintendente do Detran-PB, Aristeu Chaves, a ação é uma iniciativa que visa deixar claro que  a segurança no trânsito é  de responsabilidade de todos. “As pessoas precisam ter consciência de que em algum momento todo mundo é pedestre, ninguém anda o tempo todo de carro, moto ou bicicleta. Acho que quando as pessoas começarem a entender isso, o trânsito vai melhorar bastante”, ressaltou.