Fale Conosco

30 de maio de 2012

Detran promove festa para mães de 16 bairros da zona sul



O mês das mães será encerrado nesta quinta-feira (31) com uma festa no 5º Batalhão da Polícia Militar, sediado no Valentina Figueiredo. A festa, intitulada Dia das Mães Fora de Época, é promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito-Detran,  em parceria com a Polícia Militar, por meio do projeto “Segurança e Saúde em Defesa da Vida”.

A abertura será às 9 h, e durante todo dia serão oferecidos serviços prestados por vários órgãos. A intenção é homenagear gestoras das instituições de ensino de 16 bairros da zona sul que são atendidos pela Patrulha Escolar do 5º BPM, além das mães pertencentes ao próprio Patrulhamento Escolar. A superintendente da Polícia Rodoviária Federal , Luciana Duarte, será uma das palestrantes.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a idéia é homenagear mulheres de bairros próximos à Mangabeira, onde fica a sede do órgão, com atividades que promovam o acesso a serviços de segurança pública, segurança no trânsito e saúde. Para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Lívio Sérgio, a festa é uma oportunidade de buscar parceria com os dirigentes destas escolas para tornar ainda mais eficiente a atuação da Patrulha Escolar.

Durante a festa, serão entregues braçais de identificação da Patrulha Escolar, novas boinas, além de dois novos celulares, que serão utilizados como “linha direta” entre as escolas e a Patrulha escolar do 5º BPM.

Serviços oferecidos – O Detran promoverá atividades educativas de trânsito e prestará informações sobre serviços oferecidos pelo órgão, como a Habilitação Social e o parcelamento de dívidas do IPVA e licenciamento. A Secretaria de Segurança e Defesa Social vai instalar no local a Delegacia Móvel da Mulher.

A Ordem dos Advogados do Brasil também participará com informações sobre Direitos do Cidadão. O Samu montará uma tenda no local para fazer demonstrações sobre primeiros socorros, enquanto o Hospital Estadual de Emergência e Trauma de João Pessoa colocará  à disposição da comunidade exames de glicemia, aferição de pressão arterial, verificação de tipo sanguíneo, distribuição de materiais educativos e preservativos.

Para o superintendente da Cruz Vermelha na Paraíba, Saulo Esteves, ações voluntárias em comunidades carentes são importantes para a democratização dos serviços de saúde, formação do caráter do profissional e a prevenção de enfermidades.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Júlia Vaz, explicou que esse projeto tem como principal objetivo levar ações de promoção à saúde, vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos para militares e familiares. Além dos exames de sangue e pressão arterial, serão prestadas informações sobre HIV/Aids, com distribuição de preservativos.

Também serão realizados testes para hepatite B, hepatite C e HIV, o teste que mede a dependência de nicotina no organismo dos fumantes, avaliação de peso, altura e índice de massa corporal (IMC), com orientação nutricional, enfatizando a importância de hábitos de vida saudável.

Ainda participarão do evento a Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa e o Ministério Público Estadual.