João Pessoa
Feed de Notícias

Detran promove curso para aperfeiçoar trabalho de vistoriadores

sexta-feira, 14 de agosto de 2015 - 12:57 - Fotos: 

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) promove nesta sexta-feira (14) e sábado (15) curso de aperfeiçoamento em identificação veicular e documental para profissionais do setor de vistoria e agentes do Policiamento de Trânsito do órgão. Mais de 100 servidores devem participar do aperfeiçoamento, que terá 12h de duração.  O objetivo é qualificar os servidores no combate ao crime de adulteração de veículos.

O diretor de Operações do Detran, Orlando Soares,  explica a importância da qualificação profissional para detectar as técnicas de adulteração. Segundo ele, elas se renovam constantemente e, por isso, é necessária a atualização dos profissionais. “Este curso nos trará mais certeza e segurança no que estamos fazendo. No dia a dia aparecem dúvidas frequentes, então nesse treinamento vamos fazer um nivelamento com todos, os novos e antigos vistoriadores”.

A boa vistoria veicular necessita de qualificação, recursos tecnológicos para impedir que adulteração não seja detectada e recursos físicos para que o vistoriador tenha condições confortáveis e adequadas de executar o serviço. “Estamos investindo em tecnologia, em recursos físicos e no próprio servidor. O objetivo é que possamos prestar o melhor serviço aos usuários do Detran, protegendo o patrimônio, identificando a adulteração e posteriormente encaminhar à Polícia Civil para que a pessoa responsável  seja punida”, destacou o superintendente do Detran, Aristeu Chaves.

O curso, ministrado por técnico do próprio Detran e por peritos criminais, é dividido em duas etapas. A primeira será a parte teórica através de palestras com temas com as características físicas dos elementos identificadores dos veículos, identificação de adulteração de veículos e procedimento operacional padrão de exame de identificação veicular. A segunda é a parte prática de identificação veicular, onde será aplicada avaliação que servirá para medir o conhecimento adquirido.

“Esse aperfeiçoamento objetiva trazer o IPC para mais perto do Detran. Na parte prática do curso, sanaremos todas as dúvidas frequentes e certamente, após esse treinamento, nossos vistoriadores terão maior segurança, e apenas em casos em que ele não conseguir desvendar deverão acionar o IPC para submeter o veículo ao exame químico metalográfico dos peritos”, concluiu Orlando Soares. Nos dias 21 e 22 de agosto, o Detran vai oferecer o curso para uma nova turma.

“Essa é uma oportunidade muito importante, pois através desse aperfeiçoamento nós estaremos preparados para dar maior agilidade aos serviços de vistoria, bem como demonstra o preocupação do Conselho Diretor do Detran na qualificação e valorização dos servidores do setor”, disse o vistoriador Renato Sousa.