João Pessoa
Feed de Notícias

Detran promove atividades de educação no trânsito em escola de João Pessoa

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 - 12:51 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual Milton Campos, no bairro do Geisel em João Pessoa, receberam na tarde dessa terça-feira (2) diversas atividades culturais e pedagógicas relacionadas à educação no trânsito. A ação foi promovida pela equipe de Divisão de Educação para o Trânsito do Detran-PB como parte da programação da Operação Verão, iniciada no dia 21 de novembro em diversas regiões do Estado.

A atividade extraclasse contou com a participação de aproximadamente 300 alunos e teve como atração principal a apresentação do espetáculo “Mundo Encantado do Trânsito”, pelo grupo teatral Arretado Produções Artísticas, sob a coordenação dos diretores Edilson Alves e Nelson Alexandre.

“Esse é um trabalho de médio e longo prazo que nós sempre tivemos o compromisso de desenvolver, pois no futuro essas crianças estarão inseridas de alguma forma no trânsito do nosso Estado, como condutores ou pedestres. É importante avançar nessa parte educativa, juntamente com o trabalho de fiscalização, buscando garantir uma maior segurança e paz no trânsito, já que 90% das infrações que ocorrem hoje em dia são ocasionadas por conta da imprudência dos condutores de veículos”, destacou o superintendente do Detran-PB, Rodrigo Carvalho.

O trabalho vem sendo desenvolvido em outros 15 municípios paraibanos, contemplando 16 escolas da rede publica de ensino, municipais e estaduais, além de blitzen educativa, intervenções de rua e diversos espaços públicos espalhados pelo Estado. De acordo com a coordenação da Escola Pública de Trânsito da Paraíba (Eptran/PB), cerca de 90 pessoas estão envolvidas nessas ações, sempre abordando temáticas como faixa de pedestres, uso do capacete, mistura de álcool e direção, excesso de velocidade, respeito ao ciclista e o não uso do celular ao volante.

“Nosso objetivo é utilizar a linguagem lúdica para que as crianças entendam com mais clareza esses tópicos básicos de como conviver no trânsito corretamente. A nossa ideia é que, além de criar um censo critico, elas possam utilizar esses conhecimentos para chamar a atenção e até fiscalizar os pais, familiares e vizinhos em relação à segurança no trânsito”, completou a coordenadora da Eptran/PB, Poliana Gomes de Figueiredo.

Antes da peça teatral, os estudantes do ensino fundamental I e II também participaram de apresentações de dança, música e leitura de poemas. De acordo com a direção da unidade escolar, desde a semana passada os professores têm realizado diversas tarefas relacionadas ao trânsito, com o objetivo de concluir os assuntos relacionados à temática justamente na data da ação programada pelo Detran.

“É muito importante tratar a questão da consciência e educação no trânsito logo cedo, sempre associando orientações às práticas comuns do dia a dia. Mostrar o que é certo e aquilo que é errado de forma lúdica ajuda a fixar e marcar a mensagem com mais facilidade na cabeça deles, pois é uma linguagem que se aproxima do mundo que eles utilizam em grande parte das brincadeiras”, finalizou a vice-diretora da Escola Milton Campos, Clara Júlia.

Operação Verão – As ações de educação serão realizadas até o dia 31 dezembro, já as  fiscalizações devem ser intensificadas até o Carnaval 2015. As regiões que vão receber o maior fluxo de turistas e paraibanos, a exemplo das principais praias e locais onde terão festividades, serão amplamente monitoradas para que as pessoas possam ter uma maior segurança no trânsito.