João Pessoa
Feed de Notícias

Detran prestigia ato público pela paz no trânsito

terça-feira, 25 de janeiro de 2011 - 16:44 - Fotos: 
“Qualquer iniciativa que vise à construção de um trânsito melhor e mais humano terá total apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)”, garantiu o superintendente, Rodrigo Carvalho, ao representar o governador Ricardo Coutinho durante o ato público que marcou o Dia Mundial da Paz no Trânsito nesta segunda-feira (24), no Busto de Tamandaré.

Com o apoio da Fundação Fátima Lopes, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), o evento marcou o primeiro ano da morte da Defensora Geral do Estado, Fátima Lopes, que teve o carro atingido por outro veículo que avançou o sinal vermelho em um dos cruzamentos da Avenida Epitácio Pessoa, na Capital.

Os filhos da defensora decidiram se unir aos familiares de outras vítimas da violência no trânsito e criaram a Fundação Fátima Lopes, com o objetivo de brigar por justiça e promover campanhas de conscientização pela paz no trânsito.

Durante todo o evento, equipes das Divisões de Policiamento e Educação para o Trânsito do Detran estiveram no local realizando distribuição de panfletos educativos e abordando o público num trabalho corpo a corpo. Também foi feita uma blitz de caráter preventivo e repressivo, no final da Avenida Epitácio Pessoa.

No final da tarde, o superintendente Rodrigo Carvalho participou da composição da mesa e da missa em homenagem às vítimas do trânsito. Ele anunciou que o Detran fará ações permanentes de conscientização, em parceria com a STTrans e os demais órgãos de trânsito, e garantiu que vai estar sempre pronto para ouvir as sugestões dos usuários, ONGs ou qualquer instituição que queira contribuir com a construção de um trânsito melhor.

Caroline Lopes, uma das filhas da defensora Fátima Lopes, disse que a presença do Detran foi fundamental para o sucesso do evento e que espera continuar contando com o órgão, através da diretoria e dos seus funcionários, em todas as ações da Fundação.