João Pessoa
Feed de Notícias

Detran-PB treina agentes de trânsito para atuação no carnaval

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 - 18:34 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

Os 80 agentes lotados na Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran participaram de um curso de capacitação na tarde desta quinta-feira (27), cujo tema central foi o diálogo na abordagem aos condutores de veículos. O treinamento aconteceu no auditório da Escola Pública de Trânsito, na sede do órgão, em Mangabeira, João Pessoa.

O superintendente em exercício e diretor de Operações do Detran, Orlando Soares, explicou que nos festejos carnavalescos as equipes de agentes da Operação Lei Seca receberão reforço de pessoal. “Os agentes fazem um trabalho de preservação da vida e quanto mais instruídos estiverem esses profissionais contribuem com a educação no trânsito, além de cumprir com o que determina a lei”, destacou.

Na Operação Lei Seca, o Detran atua com quatro equipes de 20 agentes, cada. Os trabalhos nesse período momesco começaram no Folia de Rua e serão concluídos na quarta-feira de Cinzas. Sessenta agentes de trânsito são concursados que ingressaram em julho do ano passado.

De acordo com o diretor de Engenharia do Detran, Fábio Câmara, as capacitações acontecerão de forma sistemática. Todos os agentes passaram por curso de formação, mas nos eventos de maior porte treinamentos são aplicados às equipes para reforçar a sensibilidade dos agentes na abordagem aos motoristas no dia a dia das blitz.

Na abordagem o diálogo é essencial para que o trabalho seja humanizado, porém, mantendo a aplicação da Lei Seca para que se possa ter na verdade a diminuição de acidentes e redução de autos de infração”, avalia Fábio Câmara, ressaltando que a mensagem dos agentes no corpo a corpo com condutores e passageiros será sempre visando a conscientização dos riscos da mistura álcool e direção.

A psicóloga Rosânia das Graças Lima, da Divisão de Recursos Humanos, Seleção e Treinamento do Detran, destaca que o foco principal da capacitação foi no sentido de aprimorar a abordagem para que a comunicação entre os agentes e os motoristas seja a melhor possível.

Para os novos 60 agentes nomeados pelo governador Ricardo Coutinho em julho de 2013 esta será a primeira atuação no carnaval, de acordo com o major Rochester Vale, chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e coordenador da Operação Lei Seca. Policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) também atuam nas operações da Lei Seca. Entre a noite da quarta-feira de fogo até a manhã desta quinta-feira (27) foram aplicados 771 testes do bafômetro. O plano começou a ser executado na abertura da prévia Folia de Rua, no dia 20 de fevereiro, e de lá para cá já foram aplicados 1.950 testes. Neste período, foram registrados 138 flagrantes e nove prisões por embriaguez ao volante.