João Pessoa
Feed de Notícias

Detran-PB realiza curso de instrutor e examinador de trânsito para servidores

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 - 18:12 - Fotos: 

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realiza, a partir desta segunda-feira (23), o Curso de Instrutor e Examinador de Trânsito em parceria com o Sest/Senat para 35 servidores do Detran e policiais militares à disposição do órgão, a fim de qualificá-los para  que possam aplicar exames práticos de direção e legislação.

O superintendente do Detran, Aristeu Chaves, considera importante a realização desses cursos em parceria com o Sest/Senat, porque possibilita ao órgão ampliar o seu quadro de peritos-examinadores, com o objetivo de agilizar a realização dos exames de volantes em candidatos que requerem  a carteira nacional de habilitação.

Para ser examinador de trânsito, o servidor precisa preencher uma série de requisitos, como por exemplo ter pelo menos 21 anos de idade, curso superior completo (em qualquer área), estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria a ser examinada, não ter sofrido penalidade de suspensão ou cassação da CNH e não ter cometido infração de trânsito gravíssima nos últimos 12 meses, além de uma avaliação psicológica, com fins pedagógicos.

Um dos participantes do curso, que é chefe da Divisão de Recursos Humanos do Detran,

Marcone Silva, avalia que essa é uma capacitação extrema importância, “pois os futuros motoristas terão o nosso aval e me sinto na obrigação de ajudar no que for necessário para amenizar os problemas ocasionais por falta de técnicos qualificados,  para suprir a demanda crescente de novos condutores”.

As aulas são ministradas na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O curso tem duração de 208 horas/aulas, sendo 180 horas para o curso de instrutor e 28 horas para formação de examinadores.