João Pessoa
Feed de Notícias

Detran-PB lança campanha educativa voltada aos festejos juninos

quarta-feira, 15 de junho de 2016 - 16:36 - Fotos: 

“Pegando o mote da tradição desse mês festivo, o Detran da Paraíba lança a campanha em prol de diminuir o número de acidentes durante o período, com a finalidade de manter o clima saudável e de festa do São João e do São Pedro”. A afirmação é do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, durante o lançamento da campanha “Tradição é preservar a vida”, voltada aos festejos juninos no Estado.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (15), no auditório do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, numa parceria entre a Divisão de Educação de Trânsito do Detran da Paraíba e aquele hospital. “Apesar do trabalho de pouca repercussão na mídia, a atuação da educação de trânsito tem salvado vidas”, enfatizou o superintendente, destacando os projetos desenvolvidos pela equipe da divisão, coordenada pela pedagoga Abimadabe Vieira.

Ele ressaltou ainda o crescimento da população e o consequente número de veículos, associado ao alto índice de consumo de álcool e do uso do celular ao dirigir, como principais causadores de acidentes nas vias e estradas da Paraíba. “É preciso combater isso, através dessas campanhas educativas, para evitar o aumento do número de acidentados”, reiterou.

A campanha recém-lançada pelo Detran alcançará todo o Estado, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a segurança no trânsito durante as festas juninas, destacando as necessidades do uso do cinto de segurança por parte de todos os passageiros do veículo, de trafegar dentro dos limites de velocidade estabelecidos pela sinalização e não consumir bebida alcoólica ao dirigir.

Palestra – Após o lançamento da campanha, foi realizada a palestra “Segurança no trânsito: atualização na legislação do DPVAT”, proferida pelo advogado Jonathas Barbosa da Silva, especialista em Direito Civil. Segundo ele, o seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores (DPVAT) é cobrado anualmente, junto ao vencimento do IPVA, sem necessidade de apuração da culpa pelo acidente, mas com registro oficial através de um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Esclareceu que mais que um seguro, o DPVAT é um benefício social, já que as vítimas e seus familiares podem requerer, inclusive sem a necessidade de um advogado, “que muitas vezes tentam se aproveitar daquele momento de fragilidade dos envolvidos”. O prazo de indenização é de até 3 anos. Após a palestra, os debates foram conduzidos pela advogada Giordana Coutinho Meira de Brito, do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores.

Operação Lei Seca – Além da campanha, um efetivo de 47 homens, dividido em 3 equipes, será empregado na Operação São João, com a finalidade de coibir o consumo de álcool aliado à direção de veículos, visando a redução de acidentes nas vias e rodovias paraibanas. De acordo com o plano de ações da Divisão de Policiamento e Fiscalização do Detran-PB, responsável pela Operação Lei Seca no Estado, todos os municípios que concentram os grandes eventos juninos serão alvos da operação. A abordagem será feita por meio do teste de bafômetro, mas também serão coibidas as demais infrações, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).