João Pessoa
Feed de Notícias

Detran-PB homenageia mulheres paraibanas que contribuem com o trânsito consciente

segunda-feira, 9 de março de 2015 - 18:29 - Fotos: 

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB),  fez a entrega, nesta segunda-feira (9), de títulos de honra ao mérito para 32 mulheres que vêm contribuindo com projetos para o trânsito mais consciente na Paraíba. O evento, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocorreu no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira, na Capital.

Entre as homenageadas estavam mulheres do Grupo Mães na Dor, movimento “Não foi Acidente”, DER,  BPTran, Semob, Rádio Tabajara, Sest/Senat,órgãos de Comunicação do Estado e de instituições militares da Paraíba.

Para o superintendente do Detran, Aristeu Chaves, elas representam as mulheres paraibanas condutoras que, conforme estatísticas, demonstram que são mais conscientes do que os homens no trânsito, envolvendo-se menos em acidentes e infrações. “O trânsito ainda é dominado pelos homens. Porém a mulher, com sua sensibilidade, vem conquistando espaço”, disse.

“Para dirigir um veículo em via pública é necessário ter paciência e cautela para evitar acidentes”, foi o que afirmou a chefe de Divisão da Educação de Trânsito, Abimadabe Vieira, durante a solenidade. Ela destacou ainda as qualidades das mulheres no volante. “Pelo fato de termos essas qualidades, somos mais educadas no trânsito. Observamos de forma precisa a sinalização, além de evitar ultrapassagens e sinais vermelhos”, declarou.

No Detran-PB as mulheres também estão presentes na formação de novos condutores. No total de 15 examinadores de trânsito credenciados, oito são do sexo feminino, ou seja, mais da metade. É o caso de Nidja Andrade, que atua em várias cidades do Estado há pelo menos 18 anos.

“Tem candidatos à habilitação que ao verem que é uma mulher que vai examiná-lo até se sentem mais calmos. Acredito que somos mais meigas e tranquilas. Até hoje nunca sofri preconceito na minha vida profissional”, lembrou.

Além da entrega de títulos, o órgão presenteou as mulheres com rosas na recepção do evento ao som de música ao vivo com o grupo Cantart’Art, formado por servidores da casa. Elas ainda puderam fazer testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite, verificação de pressão arterial e glicemia, além da distribuição de preservativos e de material educativo com foco na saúde da mulher.

Também estiverem presentes na solenidade a delegada de Trânsito em Campina Grande, Ellen Maria Ferreira; o diretor de Engenharia do Detran, Rui Bezerra; o diretor de Operações e do Administrativo, respectivamente, Orlando Soares e Fábio Carneiro. Ainda prestigiaram o evento o capitão de fragata da Marinha do Brasil, Valdiney Ciola; representando a Polícia Rodoviária Federal, Luciana Silva Duarte, e a sub-comandante do Centro de Educação da Polícia Militar de João Pessoa, tenente Iris Oliveira.