João Pessoa
Feed de Notícias

Detran-PB faz abertura do Maio Amarelo e alerta sociedade sobre acidentes de trânsito

sexta-feira, 29 de abril de 2016 - 16:35 - Fotos: 

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Aristeu Chaves, presidiu, nesta sexta-feira (29), a solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo, na sede do órgão, no Conjunto Mangabeira VII. O evento marcou o início de diversas ações de educação e conscientização, no sentido de alertar as instituições e a sociedade contra o alto índice de acidentes nas estradas e vias públicas da Paraíba, acompanhando o objetivo do movimento mundial criado em 2014.

“Temos, no Brasil, mais de 40 mil mortes no trânsito por ano, além de inúmeros feridos e sequelados, com um custo social enorme para a sociedade e, naturalmente, um custo financeiro muito alto para o poder público. Então, esse movimento promovido pelo Detran tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade civil organizada, dos órgãos públicos e da população em geral, para que tenhamos uma preocupação permanente com a redução dos acidentes e consequentemente a preservação de vidas”, ressaltou o superintendente do Detran da Paraíba.

“A maioria de acidentes no trânsito é causado pela falta de atenção dos seus condutores, a imprudência, o excesso de velocidade e as ultrapassagens forçadas. Então, temos que realizar atividades dessa natureza para chamar a atenção ao grave problema que o mundo enfrenta, promovendo ações paralelas de educação para o trânsito”, alertou Aristeu Chaves.

O diretor de Engenharia do Detran-PB,  Ruy Bezerra, também destacou a questão da educação no trânsito: “O Hospital de Traumas já tem 51% dos seus leitos ocupados por acidentados no trânsito e essa é uma preocupação de todos nós. Então, o Maio Amarelo nada mais é do que uma convocação da sociedade para participar, saber da importância e compartilhar a preocupação com essa quantidade de pessoas que estão morrendo por acidentes de trânsito e o que cada um pode fazer pra mudar essa realidade”.

Diversos órgãos públicos, empresas e entidades participaram da abertura do Maio Amarelo, a exemplo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Polícia Militar, SSTP – Campina Grande, Secretaria de Saúde do Estado, Faculdade Maurício de Nassau, Sindicato dos Motoristas, Rotary Clube, Clubes de Motos, Marinha, Empresa Transnacional, Sindicato das Placas, Sindicato dos Despachantes,Maçonaria, Rotary Clube eMotoclubes.

Além da distribuição de fitas amarelas, que simbolizam o movimento, a solenidade ainda marcou a abertura das inscrições do 1º Seminário de Pilotagem Segura, realizadas por meio  do site do Detran-PB, programado para o próximo dia 28.

Durante todo o mês serão promovidas diversas ações em torno do tema, por meio da Divisão de Educação de Trânsito. A programação do Maio Amarelo continua, conforme abaixo:

01/05/2016 (Domingo)

16h – Conjunto dos Bancários (Comando Amarelo de Educação e Segurança no Trânsito)

17h – Missa de Ação de Graças – Igreja Menino Jesus de Praga

 

02/05/2016 (Segunda –feira)

20h – Palestra no Rotary Club do Conjunto dos Bancários – chefe da Divisão de Educação de Trânsito, AbimadabeVieira

 

03/05/2016 ao dia 16/05/2016 – Campina Grande – das 9h às 17h

Agenda Conjunta do STTP

Comando Educativo nas vias públicas

Palestras nas escolas municipais

 

19/052016 (Quinta-feira)

9h – Escola Estadual Borges da Fonseca (Mangabeira II)

Ciclo de palestras para corpo docente, discente e familiares

 

20/05/2016 (Sexta-feira)

18h – Busto de Tamandaré

Comando Amarelo de Educação e Segurança no Trânsito

 

24/05/2015 (Terça-feira)

13h – Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba

Audiência Pública (superintendente do Detran-PB)

 

25/05/2016 (Quarta-feira)

8h às 11h – Detran acolhe alunos da Escola       Anjinhos Azul

 

27/05/2016 (Sexta-feira)

8h às 11h – Detran acolhe alunos da Rede Estadual

28/05/2016 (Sábado)

7h30 – 1ª Seminário de Pilotagem Segura

Centro de Educação da Polícia Militar

Participação de 260 motociclistas (baixa cilindrada – abaixo de 300 cc)

Parceria com Maçonaria e Motoclubes da Paraíba

Encerramento da programação do Maio Amarelo em João Pessoa

 

31/05/2016          (Terça-feira)

9h30 – Itabaiana

Encerramento do Maio Amarelo

Parceria com a Polícia Militar