João Pessoa
Feed de Notícias

Detran-PB encerra movimento Maio Amarelo em João Pessoa

segunda-feira, 30 de maio de 2016 - 12:09 - Fotos:  Secom-PB

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) encerrou, nesse sábado (28), o Movimento Maio Amarelo em João Pessoa. O evento culminou com a realização do 1º Seminário de Pilotagem Segura, no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, com a participação de cerca de 150 motociclistas. Nesta terça-feira (31), o Maio Amarelo será encerrado em todo o Estado, a partir das 9h30, na cidade de Itabaiana.

Na abertura do seminário, o diretor de Engenharia do Detran-PB, Ruy Bezerra, saudou os participantes e destacou que o Maio Amarelo é um movimento que se agigantou a cada ano, já integrando o calendário nacional. “Tornou-se impossível participar de todas as ações do Maio Amarelo no Estado, já que as instituições ligadas ao trânsito abraçaram o movimento e desenvolveram inúmeras atividades”, enfatizou.

O 1º Seminário de Pilotagem Segura teve a finalidade de discutir a problemática da educação no trânsito junto aos motociclistas. Durante as palestras, o tema foi abordado por especialistas, enfatizando o grande número de acidentes envolvendo a categoria, a exemplo das exposições do professor Ailton César, de Pernambuco; do coronel Marcos Sobreira, da Polícia Militar da Paraíba; do presidente da Cruz Vermelha e diretor do Hospital de Trauma Humberto Lucena, Sílvio Guerra, e do tenente coronel Israel Moura, da Polícia Militar de Pernambuco.

“O seminário discutiu segurança e cidadania, aprimorando técnicas de pilotagem de motocicletas”, afirmou a chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran-PB, Abimadabe Vieira, coordenadora do treinamento. Após a parte teórica, o módulo prático foi ministrado pela equipe do Núcleo de Estudo de Trânsito do Centro de Educação da Polícia Militar, com exercícios visando corrigir vícios e posturas que interferem negativamente na pilotagem.

O evento contou com a participação dos motoclubes da Paraíba, Samu, Maçonaria, Cruz Vermelha na Paraíba, Centro de Educação da Polícia Militar e Faculdade Maurício de Nassau, que apresentou a Calçada Itinerante, um equipamento móvel de 12 metros de extensão, produzido com módulos de madeira, que simula uma calçada real e seus obstáculos.