Fale Conosco

8 de janeiro de 2015

Detran-PB autua 40 motoristas e recolhe 26 veículos



Nos sete primeiros dias do ano, 40 motoristas já foram autuados na Operação Lei Seca só na Grande João Pessoa. Esses condutores foram flagrados no teste de alcoolemia ou não quiseram se submeter ao exame do bafômetro. O Departamento Estadual de Transito (Detran-PB) informou que vai concentrar suas ações também no interior da Paraíba a partir da semana que vem.

Desses 40 motoristas que já foram autuados na Operação Lei Seca, 35 tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Os cinco restantes não estavam habilitados.

Conforme ressaltou o chefe da Divisão de Policiamento do Detran-PB, César Urach, as ações nos primeiros dias do ano foram desenvolvidas em diversas áreas da Região Metropolitana da Capital. “No final de semana, mapeamos mais de 30 pontos na Grande João Pessoa, entre os quais o bairro de Intermares, em Cabedelo, onde estava havendo shows”, comentou. “Vamos interiorizar nosso trabalho da Operação Lei Seca a partir da semana que vem, especialmente nas proximidades de eventos que tenham grande concentração de pessoas para coibir o consumo de álcool por condutores”, disse.

Ainda de acordo com as estatísticas do Detran-PB, de 1º a 7 de janeiro, a Operação Lei Seca realizou 669 abordagens na Região Metropolitana de João Pessoa e fez 725 testes de alcoolemia. “O número de testes é maior do que as abordagens, porque os condutores flagrados ou aqueles que recusam fazer o teste são substituídos por outros que têm também que fazer o teste e apresentar habilitação”, explicou César Urach.

No mesmo período de 1º a 7 deste mês, os agentes do Detran-PB chegaram a lavrar 54 autos de infração por motivos diversos, a exemplo de falta de extintor e de documentação. A estatística do órgão ainda aponta que 26 automóveis foram recolhidos devido ao atraso no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).