João Pessoa
Feed de Notícias

Detran orienta crianças para trânsito educado e seguro

sexta-feira, 11 de outubro de 2013 - 11:36 - Fotos: 

Centenas de crianças participaram, na manhã da quinta-feira (10), da festa do Dia das Crianças no Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira, em parceira com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A atividade denominada “Dia das Crianças com Educação e Segurança no Trânsito”, foi realizada para filhos de policiais militares.

As crianças conheceram de perto um pouco da rotina do trabalho dos pais e também participaram de atividades educativas e recreativas.

No auditório, a meninada assistiu peças teatrais que tiveram como atores os alunos dos cursos de formação da Polícia Militar. Depois houve passeio em viaturas do Corpo de Bombeiros e de veículos utilizados em outras operações e também houve ao canil da PM.

A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran levou para o local a mini-cidade do trânsito. O espaço cenográfico representa ruas e simula situações enfrentadas pelas crianças no trânsito, orientando a travessia e a maneira certa de circular como pedestre ou ciclista.

Já os adultos presentes ao evento receberam orientações sobre a lei seca e até fizeram o teste do bafômetro para entender o funcionamento do equipamento.

Segundo a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, as crianças que recebem orientações sobre segurança no trânsito se transformam em agentes multiplicadores porque passam a cobrar dos pais e da família um melhor comportamento.

O Detran também atraiu para o local do evento organização não-governamentais e outras instituições parceiras, como a Universidade Federal da Paraíba que, por meio de alunos de curso de Fonoaudiologia está provocando uma discussão sobre a importância da realização de testes de audiometria nos condutores.

A ideia é convencer os órgãos de trânsito da necessidade de exigir o exame em candidatos à carteira nacional de habilitação e condutores que renovam o documento.

Para o coronel do Centro de Educação da Polícia Militar, Sales Júnior, a atividade proporcionou aos filhos dos militares um dia de aprendizado e diversão com lições que levarão para a vida inteira.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, disse que a Polícia Militar é um parceiro importante na luta pela construção de um trânsito melhor e mais seguro. Ele destacou o sucesso da integração das ações dos dois órgãos, por meio da Operação Lei Seca que, desde setembro do ano passado, por determinação do governador Ricardo Coutinho, passou a integrar as ações do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito, permitindo que as fiscalizações passassem a ser mais frequentes e eficientes.

Desde a integração, a Operação Lei Seca já abordou 33.865 veículos e realizou 29.443 testes do bafômetro. Neste período, 2.262 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e 333 foram presos. Só este ano, foram flagrados 1.412 motoristas embriagados e 223 foram presos.