João Pessoa
Feed de Notícias

Detran oferece curso de pilotagem e direção defensiva para motociclistas

segunda-feira, 11 de julho de 2011 - 17:53 - Fotos: 

O Curso de Pilotagem e Direção Defensiva oferecido pelo Detran para instrutores dos Centros de Formação de Condutores e Examinadores será aberto nesta terça-feira (12), a partir das 8h. O curso será ministrado de 12 a 15 de julho, na Escola Pública de Trânsito, na sede do Detran, em Mangabeira, em parceria com a Unidade de Treinamento da Moto Honda da Amazônia Ltda.

O treinamento tem como público alvo funcionários do órgão que aplicam os exames durante o processo de concessão da Carteira Nacional de Habilitação para os motociclistas e instrutores das autoescolas.

A objetivo do Detran, ao qualificar instrutores e examinadores, é formar melhor os motociclistas paraibanos para tentar diminuir o número de acidentes envolvendo este tipo de veículo, que chegam a representar mais de 70% dos atendimentos registrados no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

O curso, que será oferecido por instrutores da Honda, incluindo aulas práticas e teóricas, ensina como utilizar a motocicleta com segurança e respeitando as leis de trânsito. Na Paraíba, estão registradas mais de 300 mil motocicletas, o que equivale a mais de 40% da frota, que hoje ultrapassa 757 mil veículos.

Segundo Rodrigo Carvalho, superintendente do  Detran, o órgão está investindo cada vez mais em ações educativas de segurança no trânsito e na qualificação dos condutores paraibanos. Ainda este mês, o órgão vai realizar o I Encontro Paraibano de Segurança no Trânsito, convocando todos os órgãos de trânsito e a sociedade paraibana para a Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito, proposta pela Organização Mundial de Saúde. O objetivo da ação é reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito, em todo o mundo, nos próximos 10 anos.