João Pessoa
Feed de Notícias

Detran leva para Cabedelo teatro de rua com mensagem educativa de trânsito

sexta-feira, 21 de novembro de 2014 - 10:57 - Fotos:  Divulgação

A Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade de Cabedelo, será palco, nesta sexta-feira (21), às 19h30, da reestreia do espetáculo “O Cordel do Carro Encantado”. A peça, de autoria do paraibano Tarcísio Pereira, foi criada para a Semana Nacional do Trânsito 2011 e repaginada para nova temporada durante a “Operação Verão 2015 – Educação e Cultura a favor da vida”, lançada nesta quinta-feira (20), em João Pessoa, pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Neste sábado (22) ,o espetáculo será levado para a cidade de Sumé e no domingo (23) será apresentado em Monteiro. Depois, será a vez da capital e outros municípios do estado.

A peça “O Cordel do Carro Encantado” é encenada por atores do grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, com direção de Myrthia Guimarães e supervisão de Humberto Lopes, especializado em técnicas de Teatro de Rua.

O espetáculo tem 40 minutos de duração e pretende despertar o público para a conscientização das regras do trânsito. Para tanto, foi concebida uma dramaturgia que conta a história de um acidente automobilístico em que tudo se sabe, menos quem foi o carro que provocou a colisão.

Na comédia, todos os personagens são carros e motos. Os atores interpretam os veículos numa espécie de trama policial para se descobrir qual foi o carro responsável pela fatalidade. A peça é cheia de surpresas, música e alegria, além do ritmo em cordel, pois todas as falas são rimadas do início ao fim.

Além de “O Cordel do Carro Encantado”, a campanha marcará a estreia da peça “O mundo Encantado do Trânsito”, que será apresentada pelo grupo Arretado Produções Artísticas em escolas municipais e estaduais, a partir da próxima semana.

Os atores dos dois grupos também estão realizando intervenções nos principais cruzamentos de João Pessoa, distribuindo material educativo de segurança no trânsito e conversando com motoristas e pedestres sobre as necessidades de uma mudança de comportamento pela construção de um trânsito mais humano e menos violento.

Operação Lei Seca – A Operação Verão também será marcada pela intensificação das ações da Operação Lei Seca, que nessa quinta-feira, data de lançamento da campanha, flagrou 13 condutores dirigindo sob o efeito do álcool em João Pessoa.

Desde que foi criada, em setembro de 2012, a Operação Lei Seca aplicou 77.342 testes do bafômetro, que resultaram em 5.472 flagrantes por embriaguez ao volante e 526 prisões, em todo o estado. Só este ano, foram aplicados 39.445 testes do bafômetro, com 2.331 flagrantes e 131 prisões.