Fale Conosco

23 de junho de 2009

Detran leva Operação São João ao interior do Estado



O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) mantém até o próximo domingo (28), as atividades da Operação São João. Desde a sexta-feira (19), equipes das Divisões de Engenharia e Educação para o Trânsito estão percorrendo as cidades do interior do Estado com mais tradição em festas juninas e que atraem o maior número de visitantes.

A primeira parada foi na cidade de Guarabira, ainda na sexta-feira. No sábado (20), a equipe realizou fiscalizações nas cidades de Solânea e Bananeiras e no domingo (21) a cidade visitada foi Araruna. O roteiro para os próximos dias inclui Campina Grande e cidades na região do Sertão.

A Operação São João é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social, polícias Civil e Militar e Polícia Rodoviária Federal. A idéia é evitar que o aumento do fluxo de veículos durante os festejos juninos provoque acidentes de trânsito.

Neste São João 2009, a operação ganhou o reforço de 16 bafômetros adquiridos pelo Detran. Os etilômetros estão sendo utilizados pela equipe da Divisão de Policiamento de Trânsito que, recentemente, passou por um treinamento oferecido pela Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito, Cristovão Amaro, a principal meta da campanha é conscientizar moradores e visitantes dos riscos provocados pela mistura álcool e direção. Ele lembrou que o motorista não é obrigado a passar pelo teste do etilômetro, que indica a quantidade de álcool ingerida, mas advertiu que quem se recusar a usar o equipamento pode ser conduzido a uma delegacia de polícia e, se confirmado o estado de embriaguês, além da multa de quase mil reais, ainda está sujeito ao pagamento de fiança, o que pode representar um prejuízo de até R$ 5 mil, em alguns casos.

Nelma Figueiredo, da Assessoria de Imprensa do Detran-PB