João Pessoa
Feed de Notícias

Detran leva atividades educativas de trânsito para Santa Rita

segunda-feira, 25 de março de 2013 - 12:44 - Fotos:  Secom-PB

Uma ação educativa realizada por equipes das Divisões de Educação para o Trânsito e Policiamento do Departamento Estadual de Trânsito-Detran mudou a rotina dos moradores da cidade de Santa Rita, na manhã desta segunda-feira (25). A atividade atendeu a pedidos da Prefeitura e do Ministério Público e foi executada em parceria com  Departamento de Transporte e Trânsito-DTTRANS,  Batalhão de Trânsito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A concentração dos representantes do órgãos de trânsito  aconteceu na Praça Getúlio Vargas, onde a Prefeitura da Santa Rita implantou faixas de segurança. As equipes das Divisões de Educação para o Trânsito e de Policiamento do Detran  fizeram  atividades educativas, envolvendo alunos e moradores da cidade e orientando a travessia.

A ação contou com a participação da organização não governamental, Educar para o Trânsito, Educar para a Vida, que há  quatro anos desenvolve um projeto voluntário de segurança no trânsito do município.

O Ministério Público Estadual foi representado pela promotora Nara Torres Lemos, Curadora dos Direitos do Cidadão, do Idoso e do Deficiente. Para ela, a campanha realizada em Santa Rita é uma ação importante na garantia de direitos básicos do cidadão e vai ajudar a salvar vidas.

Também foi feito um trabalho de abordagem corpo a corpo com mensagens de segurança no trânsito e divulgadas as novas regras para o cumprimento da ‘lei seca’ e a atividade dos mototaxistas e motofretistas.

Nesta terça-feira (26) haverá um comando educativo, com a participação de vários órgãos de segurança do trânsito, próximo ao Terminal Rodoviário. Já na quarta-feira (27), último dia da ação educativa na cidade, haverá uma atividade na feira livre do Conjunto Tibiri, com orientação de travessia na faixa de segurança, distribuição de material educativo e demonstrações no uso do bafômetro descartável.

Municipalização do trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro, desde 1997, determinou a municipalização do trânsito, mas a maioria dos municípios brasileiros não cumpre a lei.

Na Paraíba, até hoje, apenas 22 municípios  concluíram o processo de municipalização para gerenciamento do trânsito. São as cidades: Areia, Aroeira, Barra de Santa, Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Fagundes, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape,Patos, Piancó, Pombal, Salgado de São Félix, Santa Helena, Santa Rita , São Mamede, Sapé, Serraria, Soledade e Sousa. Já as prefeituras de Pitimbu, Conde, Mamanguape, Alagoa Grande e Queimadas iniciaram o processo de municipalização do trânsito e a documentação está sendo analisada pelo Conselho Estadual de Trânsito-CETRAN.

O superintendente , Rodrigo Carvalho, faz um alerta para que os novos prefeitos procurem o Detran  para conhecimento do processo de municipalização, que implica na integração ao Sistema Nacional de Trânsito, assumindo a engenharia e o gerenciamento do trânsito.