Fale Conosco

25 de março de 2013

Detran leva atividades educativas de trânsito para Santa Rita



detran acao educativa em santa rita (3)

Uma ação educativa realizada por equipes das Divisões de Educação para o Trânsito e Policiamento do Departamento Estadual de Trânsito-Detran mudou a rotina dos moradores da cidade de Santa Rita, na manhã desta segunda-feira (25). A atividade atendeu a pedidos da Prefeitura e do Ministério Público e foi executada em parceria com  Departamento de Transporte e Trânsito-DTTRANS,  Batalhão de Trânsito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A concentração dos representantes do órgãos de trânsito  aconteceu na Praça Getúlio Vargas, onde a Prefeitura da Santa Rita implantou faixas de segurança. As equipes das Divisões de Educação para o Trânsito e de Policiamento do Detran  fizeram  atividades educativas, envolvendo alunos e moradores da cidade e orientando a travessia.

A ação contou com a participação da organização não governamental, Educar para o Trânsito, Educar para a Vida, que há  quatro anos desenvolve um projeto voluntário de segurança no trânsito do município.

O Ministério Público Estadual foi representado pela promotora Nara Torres Lemos, Curadora dos Direitos do Cidadão, do Idoso e do Deficiente. Para ela, a campanha realizada em Santa Rita é uma ação importante na garantia de direitos básicos do cidadão e vai ajudar a salvar vidas.

Também foi feito um trabalho de abordagem corpo a corpo com mensagens de segurança no trânsito e divulgadas as novas regras para o cumprimento da ‘lei seca’ e a atividade dos mototaxistas e motofretistas.

detran acao educativa em santa rita

Nesta terça-feira (26) haverá um comando educativo, com a participação de vários órgãos de segurança do trânsito, próximo ao Terminal Rodoviário. Já na quarta-feira (27), último dia da ação educativa na cidade, haverá uma atividade na feira livre do Conjunto Tibiri, com orientação de travessia na faixa de segurança, distribuição de material educativo e demonstrações no uso do bafômetro descartável.

Municipalização do trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro, desde 1997, determinou a municipalização do trânsito, mas a maioria dos municípios brasileiros não cumpre a lei.

Na Paraíba, até hoje, apenas 22 municípios  concluíram o processo de municipalização para gerenciamento do trânsito. São as cidades: Areia, Aroeira, Barra de Santa, Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Fagundes, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape,Patos, Piancó, Pombal, Salgado de São Félix, Santa Helena, Santa Rita , São Mamede, Sapé, Serraria, Soledade e Sousa. Já as prefeituras de Pitimbu, Conde, Mamanguape, Alagoa Grande e Queimadas iniciaram o processo de municipalização do trânsito e a documentação está sendo analisada pelo Conselho Estadual de Trânsito-CETRAN.

O superintendente , Rodrigo Carvalho, faz um alerta para que os novos prefeitos procurem o Detran  para conhecimento do processo de municipalização, que implica na integração ao Sistema Nacional de Trânsito, assumindo a engenharia e o gerenciamento do trânsito.