Fale Conosco

17 de setembro de 2015

Detran lança programação da Semana Nacional de Trânsito nesta sexta-feira



O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) lança, nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, na sede do órgão, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, a programação da Semana Nacional de Trânsito 2015, que acontece de 18 a 27 de setembro com o tema “Seja você a mudança no trânsito”.

A ideia é mostrar que para fazer um trânsito mais seguro é necessário uma conscientização social, é uma questão de cidadania e faz parte do dia a dia de todos, sejam pedestres, ciclistas ou condutores. Por isso, a campanha convoca a sociedade a refletir sobre a necessidade de um comportamento mais responsável. A campanha é uma realização em conjunto com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Na Paraíba, as ações da Semana Nacional de Trânsito serão realizadas em escolas, faculdades, ruas, teatros, praças e em alguns estabelecimentos comerciais. Para o superintendente do Detran-PB, Aristeu Chaves, o desafio da campanha é ir além da abordagem sobre a utilização e o respeito à faixa de pedestres, semáforos e sinalização, ou seja, o trânsito em geral.  “É preciso levar a sociedade a discutir amplamente a necessidade de respeito à vida e do cumprimento das leis do trânsito”, observou o superintendente. Ele adiantou que, durante a Semana Nacional de Trânsito, a discussão deve envolver desde crianças até os condutores de veículos.

A Semana Nacional de Trânsito foi idealizada com a finalidade de sensibilizar a sociedade, com vistas à conscientização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida, focando o desenvolvimento de posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A ação deve mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Clementino Fraga – O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, nesta sexta-feira (18),  diversas ações de saúde, com caráter preventivo e educativo. As ações fazem parte do Programa Clementino Itinerante, que terá presença garantida na abertura da Semana Nacional de Trânsito.

Os profissionais vão prestar serviços de aferição de pressão arterial e aplicação de testes de glicemia capilar, no horário das 7h às 14h, no evento que marca o início dos trabalhos da Semana Nacional de Trânsito, nas dependências do Detran-PB, em parceria com o Comitê Operativo de Vigilância e Acidentes de Trânsito da Secretaria de Estado da Saúde – SES.

De acordo com a diretora-geral do Complexo HospitalarClementino Fraga, Adriana Teixeira, o Programa Clementino Itinerante tem o objetivo de levar o serviço público de saúde aos mais diversos segmentos da sociedade. “O Clementino Itinerante, através das suas ações educativas e preventivas, levam um atendimento de qualidade aos vários segmentos da sociedade civil como um todo. O Clementino Itinerante foi justamente criado com esse intuito”, destacou Adriana Teixeira.

 
Confira programação completa:

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

18.09

(sexta-feira)

8h

        14h

Abertura oficial da Semana do Transito

Mesa Redonda: “Seja você a mudança no Trânsito”

Sede do Detran

Escola Técnica de Mangabeira

 

19.09

(Sábado)

15h

Ação de Mobilização na Praça da Paz – Bancários

Praça da Paz nos Bancários

20.09

(Domingo)

15h

 17h

PIT STOP – EDUCATIVO EQUIPE DETRAN PB

 

 

 

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS AS VÍTIMAS DO TRÂNSITO

SINAIS NA ORLA, E SHOPPINGS

IGREJA MENINO JESUS

21.09

(Segunda-feira)

08h às 18h

20h

PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS INTERNACIONAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA PMPB

SOLENIDADE DE ANIVERSÁRIO DA LEI SECA – 3 ANOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO DA PMPB

TEATRO PAULO PONTES – ESPAÇO CULTURAL

22.09

(Terça-feira)

8h às 12h

9h

PALESTRA PARA GESTORES DA TERCEIRA REGIÃO DE ENSINO – CAMPINA GRANDE

 

 

Ações Educativas em Escola de ensino fundamental.

 

ESCOLA DA PRATA – CG

Cuité

23.09

(Quarta-feira)

9h

9h

PIT STOP – ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA PMPB

 

 

Ações Educativas na Escola Estadual Governador Antônio Mariz

 

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA PMPB

Funcionário II

 24.09

(Quinta-feira)

8h às 17h

PARTICIPAÇÃO DO DETRAN NO EVENTO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

ESTAÇÃO CIÊNCIA

 25.09

(SEXTA-FEIRA)

8h às 12h

Encerramento da Semana Nacional de Trânsito – Mesa Redonda

Faculdade Maurício de Nassau

27.09

(DOMINGO)

16h

17h

 

COMANDO EDUCATIVO

 

 

 

MISSA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

TRES RUAS – BANCÁRIOS