Fale Conosco

12 de dezembro de 2012

Detran intensifica ações de policiamento para identificar e coibir frota irregular



Quase 330 mil veículos estão circulando irregularmente, na Paraíba. Os números divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  sobre a inadimplência da frota revelam que muitos proprietários deixam de fazer o licenciamento anual e arriscam ter o veículo apreendido durante as fiscalizações.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o licencimento do veículo em atraso é infração gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e o veículo deve ser recolhido ao pátio dos órgãos de trânsito, até a regularização.

Em muitos Estados, o licenciamento anual é feito no mês de janeiro, junto com o pagamento do IPVA ( Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automores). Na Paraíba, a frota é dividida de acordo com o final da placa e o licencimento é feito de janeiro a outubro.

Pelo calendário 2012, o último final de placa foi o “zero” , que venceu em 31 de outubro o que significa que toda a frota paraibana já deveria estar licenciada neste ano. No entanto, dos 876.615 veículos da frota paraibana, 329.546 estão inadimplentes, o que representa 37%.

Em relação ao licenciamento 2012, estão inadimplentes 52.937 veículos. No entanto, muitos veículos estão inadimplentes há mais de um exercício.

Os levantamentos feitos pelo Detran constataram que 29.703 veículos estão com o licenciamento em atraso por dois exercícios financeiros; 23.099 por três exercícios; 22.025 por quatro exercícios e 118.473 por mais de quatro exercícios financeiros.

Só em João Pessoa, dos 190.615 veículos registrados , 87.553 estão com o licenciamento em atraso, o que representa 31%  da frota. Já em Campina Grande a inadimplência é de 33%. Dos 89.271 veículos, 44.742 estão  com o licenciamento em atraso.

O Detran e a Secretaria Estadual da Receita já divulgaram o calendário de licenciamento 2013. Pela tabela, publicada no Diário Oficial do dia 9 de dezembro, mais uma vez o pagamento do licenciamento será dividido pelo final das placas.

Para os veículos com placas finais 1 e 2, a opção para parcelamento do IPVA em 3 meses ou pagamento do imposto em cota única com desconto de 10% termina no dia 31 de janeiro e o licencimento destas placas poderá ser pago até 28 de março. Os demais finais de placas seguem o calendário que será encerrado pelos veículos com final “zero”, no dia 31 de outubro.

O calendário de licenciamento 2013 pode ser consultado no endereço eletrônico www.detran.pb.gov.br .

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, as ações de policiamento, que serão reforçadas com o lançamento da Operação Verão,  estarão focadas no cumprimento da chamada ‘lei seca’ e na identificação da frota irregular.

Só este ano, 1.438 motoristas paraibanos foram flagrados pelo Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito dirigindo sob efeito do álcool, sendo 516 depois do lançamento da Operação Lei Seca que, desde o dia 21 de setembro, integra as ações de fiscalização dos dois órgãos de trânsito.