João Pessoa
Feed de Notícias

Detran homenageia mulheres com missa e ações de saúde e educação para o trânsito

sexta-feira, 8 de março de 2013 - 17:16 - Fotos: 

As servidoras e usuárias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram recebidas, nesta sexta-feira (8), com mensagens educativas de trânsito e prestação e serviços de saúde, além de uma missa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e às mulheres vítimas do trânsito.

O comando de saúde, na sede do Detran, no bairro de Mangabeira,  teve o apoio da Secretaria de Saúde do Estado, da Faculdade Maurício de Nassau e SAMU, oferecendo serviços como testes de glicemia, verificação de pressão arterial, massagem, orientação de postura, exame preventivo do câncer de mama e vacinação.

Na parte educativa, as equipes das Divisões de Educação para o Trânsito e Policiamento fizeram  abordagens sobre lei seca e novas regras para os motofretistas e mototaxistas, com o apoio de uma equipe do SEST-SENAT, responsável pelos cursos exigidos para estes profissionais.

A ação foi coordenada pela  chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Abimadabe Vieira, e pelo chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito, Major Rochester Vale. Na ocasião, servidoras e usuárias foram abordadas sobre o papel da mulher na segurança da família e orientadas sobre a necessidade de conscientizar os filhos e o marido sobre os riscos da mistura álcool e direção. Elas também ouviram um pedido para que tentem assumir a condução do veículo em situações em que o marido tenha ingerido bebida alcóolica.

Segundo dados do Detran, é cada vez maior a presença da mulher no trânsito. Na Paraíba, as mulheres representam aproximadamente 25% dos condutores habilitados. De 706.250 condutores paraibanos, 177.026 são mulheres.

A maioria das mulheres habilitadas está na faixa etária de 30 a 59 anos (114.255) e a idade média é de 42 anos.