João Pessoa
Feed de Notícias

Detran fiscaliza 40 mil veículos e emite apenas 1.334 notificações

segunda-feira, 29 de março de 2010 - 15:27 - Fotos: 
“A blitz do Detran tem o objetivo de fiscalizar os motoristas e as condições de tráfego dos veículos, verificando a documentação, mas também temos uma postura educativa, orientando – por exemplo – as pessoas a não ingerirem bebidas alcoólicas antes de dirigir”. A declaração é do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), coronel Américo José Estrela Uchoa, esclarecendo que o trabalho do órgão não é apenas punitivo (aplicação de multas), é principalmente educativo.

E ele justificou seus argumentos com números: as ações de fiscalização já atingiram pelo menos 40 mil veículos só este ano e, no entanto, apenas 1.334 notificações foram emitidas. “O que nós queremos é coibir os abusos no trânsito, evitar acidentes e fazer com que os motoristas cumpram a lei. Desde o início do ano, já fiscalizamos cerca de 40 mil veículos e foram lavradas apenas 1.334 notificações, o que prova que o nosso objetivo não é multar e sim orientar os motoristas”, acrescentou.     

O coronel Uchoa disse ainda que 81 motoristas foram flagrados com sintomas de embriaguez, com um percentual acima de 0,3 miligramas de álcool por litro de sangue, e foram levados até uma delegacia e lá autuados, devendo responder inquéritos. Outros 102 motoristas estavam com um índice de álcool inferior a 0,3 miligramas de álcool por litro de sangue, tiveram a carteira de motorista apreendida e foram multados, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito (CBT).     

Ele adiantou que no mesmo período, 219 carros foram apreendidos e recolhidos ao pátio da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), resultado de um trabalho que vem sendo realizado em parceria entre a Polícia Militar através dessa mesma Companhia e o Detran, por meio Divisão de Policiamento de Trânsito. O coronel Uchoa disse que o trabalho de fiscalização vai continuar e a blitz pode ser instalada em qualquer ponto de João Pessoa, durante o dia ou à noite, e hoje os principais alvos são os motoristas que insistem em dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.

Jonas Batista, da Assessoria de Imprensa do Detran-PB