Fale Conosco

28 de agosto de 2015

Detran firma parceria para promover ações de educação no trânsito em Santa Rita



O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) firmou, nessa quinta-feira (27), parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rita e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em evento realizado no auditório da Secretaria de Educação do Município, para realização de diversas atividades de educação para o trânsito com o objetivo de reduzir o número de acidentes na cidade.

A parceria pretende promover ações envolvendo professores e líderes comunitários do município com intuito de orientar sobre as regras de segurança e também para o cumprimento da ‘Lei Seca’. “O objetivo é educar moradores e estudantes, orientá-los sobre o uso de cintos de segurança, capacetes, travessias, através de diversas ações promovidas pela nossa Divisão de Trânsito”, diz Abimadabe Vieira, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran.

Para o diretor de Engenharia do Detran, Ruy Bezerra, a iniciativa vai contar também o apoio do IFPB. “Dados comprovam que é fundamental a união da educação, engenharia e policiamento, para que possam vencer a guerra que é o trânsito, que gera tantas vítimas e assombra a sociedade. Com a parceria, pretendemos contribuir com o desenvolvimento social da cidade de Santa Rita “, disse Bezerra.

No evento, foi proferida uma palestra sobre segurança e educação para o trânsito pela Chefe da Educação de Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, que teve como foco chamar a atenção dos gestores, professores e líderes comunitários de Santa Rita sobre a importância de realizar ações e atividades nas escolas e comunidades com o esse objetivo.

De acordo com a secretária adjunta de Educação de Santa Rita, Graça Maurício, a iniciativa é importante para os alunos do município. “Precisamos melhorar nossas condutas como autores do trânsito, através das atividades desenvolvidas nas escolas. Hoje, já podemos contextualizar para nossas crianças o que significa as placas espalhadas nas principais vias da cidade”, ressaltou. A secretária ainda acrescentou que existe em tramitação um projeto de lei que transforma a educação para o trânsito, em uma disciplina extracurricular.

O evento de abertura para atividades, contou com a participação de diretores do Detran, DER e IFPB, representantes da Policia Militar e da Prefeitura de Santa Rita.