João Pessoa
Feed de Notícias

Detran encerra curso de formação de instrutores

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 - 12:37 - Fotos: 

“Vocês tem a responsabilidade de capacitar  os futuros motoristas e nós investimos o melhor na formação desta turma”. O comentário foi do diretor Engenharia do Detran, Cristovão Amaro, durante a solenidade de encerramento do Curso de Formação de Instrutores, profissionais que vão atuar junto aos centros de formação de condutores (antiga auto-escola). Ele lembrou que  o certificado de participação no curso tem validade em todo o Brasil.

O curso oferecido pelo Detran e minsitrado pela equipe da Divisão de Educação para Trânsito, na ESPEP- Escola do Servidor Público, teve a duração de 146 horas/aula e contou com participação de 100 alunos.

Entre as disciplinas ministradas durante o curso os alunos tiveram aulas de noções básicas de libras – a Língua de Brasileira de Sinais. O objetivo era capacitar os instrutores de trânsito para uma melhor comunicação com  os candidatos à carteira de habilitação que tenham problemas auditivos, uma iniciativa pioneira no país.

A chefe da Divisão de Educação párea o Trânsito, Francisca leite (kinha), disse que foram 45 dias de convivência muito boa, lembrando que foram repassadas informações sobre direção defensiva, legislação de trânsito, primeiros socorros, noções de engenharia, noções básicas de medicina, pratica de direção, proteção ao meio ambiente e cidadania, técnicas de ensino e didática e  ética

Em nome da turma, quem falou foi o instrutor José Carlos Santos Filho. Ele disse que os formandos têm a consciência da importância do trabalho deles na formação de novos motoristas e se comprometem a despertar em cada candidato à CNH uma preocupação  voltada para um trânsito mais humano e menos violento.Durante a solenidade, os professores de Libras, Vanessa Silva Lima e Mauricio  Marques Simões, fizeram uma demonstração da linguagem dos sinais na interpretação de uma musica.

A solenidade de encerramento do curso de formação de condutores também contou com a  presença do diretor de Operações do Detran, Tarcísio Lacerda e do presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Claudionor Fernandes.

Jonas Batista, da Assessoria de Imprensa do Detran