João Pessoa
Feed de Notícias

Detran e UEPB entregam certificados de capacitação para instrutores de autoescolas

sexta-feira, 14 de outubro de 2016 - 17:00 - Fotos:  Secom PB

Em solenidade concorrida, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, e os representantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) fizeram, nessa quinta-feira (13), a entrega dos certificados aos instrutores de autoescolas que concluíram o Curso de Atualização de Instrutores de Trânsito, fruto de convênio entre o órgão e a unidade de ensino. O evento aconteceu no campus da UEPB em João Pessoa, no bairro do Cristo Redentor.

Durante a solenidade, foi destacada a importância do curso de capacitação dos instrutores, que têm um papel relevante no trabalho conjunto em prol da redução de acidentes de trânsito no Estado, com o propósito de mudar a atual realidade das unidades hospitalares que recebem esses acidentados, a exemplo dos hospitais de trauma de João Pessoa e de Campina Grande, referências nessa área.

“O papel dos instrutores é fundamental para reduzir os números alarmantes de leitos ocupados por vítimas de acidentes, na medida em que estão preparando e conscientizando os novos condutores”, argumentou o superintendente Agamenon Vieira, durante sua exposição no evento.

Sobre o convênio firmado com a UEPB, Agamenon Vieira destacou que o Detran deixa de ser um órgão meramente arrecadador para investir nos profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). “Através desse termo de cooperação com a UEPB, o Detran está contribuindo para capacitar instrutores que terão um novo olhar, uma nova formação, deixando de ser uma empresa meramente comercial, mercadológica”.

“Formamos o tripé Detran, UEPB e CFCs, para investirmos numa nova visão perante a sociedade, mostrando que o órgão está totalmente voltado para melhorar a qualidade do ensino nas autoescolas, com repercussão no dia a dia dos condutores de veículos”, concluiu.

O Curso de Atualização de Instrutores de Trânsito foi encerrado no último dia 8, após aulas semanais desde 26 de agosto, nos polos de João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Patos. De acordo com o calendário, nesta sexta-feira (14), os certificados serão entregues para os instrutores das autoescolas de Campina Grande, às 19h; de Sousa no dia 22, às 14h, e de Patos no mesmo dia, às 17h, nos respectivos campi da instituição de ensino. O treinamento foi oferecido para 640 instrutores dos 69 Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado.

O convênio tem como objetivo oferecer uma atualização voltada para a humanização, resolução de conflitos e postura educativa, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade de atendimento aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e, assim, melhorar o índice de satisfação daqueles que são atendidos pelo órgão. A parceria também abrange a aplicação das provas de legislação pelos professores da UEPB.