Fale Conosco

1 de dezembro de 2014

Detran e BPTran reforçam fiscalização durante Romaria da Penha



Equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  e  do  Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) fizeram a segurança de motoristas e pedestres durante a Romaria da Penha, na noite de sábado (29) e madrugada de domingo (30), em João Pessoa.

O chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran, César Urach, disse que já  estavam planejadas ações de educação para o trânsito e policiamento durante a romaria, porém, em virtude da paralisação  dos agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob),  todo  o efetivo foi convocado para atuar também na parte operacional de interdição das ruas para passagem dos fiéis.

Os agentes  de trânsito  do Detran e Bptran  estavam  distribuídos por todo o percurso, que vai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na avenida João Machado, no Centro, até o Santuário da Praia da Penha, orientando o tráfego. Já as equipes da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran  realizaram um trabalho corpo a corpo com a distribuição de material educativo de segurança no trânsito e orientando os romeiros.

O esquema de segurança no trânsito também contou com o efetivo de 30% dos agentes da Semob e Guarda Municipal.

Operação Lei Seca – A Operação Lei Seca realizou uma blitz logo após a romaria. Foram aplicados 94 testes do bafômetro que resultaram em três flagrantes por embriaguez ao volante. Desde a criação, em 21 de setembro de 2012, a Operação Lei Seca aplicou 78.634 testes do bafômetro, com 5.513 flagrantes e 527 prisões por embriaguez ao volante. Só em 2014, foram aplicados 40.584 testes com 2.372 flagrantes e 132 prisões.