João Pessoa
Feed de Notícias

DETRAN e BPTRAN reforçam efetivo para fiscalizações durante o Carnaval

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 - 16:07 - Fotos:  Claudio Góes / Secom-PB

Todos os servidores lotados nas Divisões de Policiamento e Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estarão trabalhando durante todo o período de carnaval. Os dois setores ainda ganharão o reforço de servidores de áreas administrativas com o objetivo de intensificar as fiscalizações e as ações educativas.

Na Paraíba, desde o lançamento da Operação Lei Seca, 839 motoristas já foram flagrados dirigindo embriagados. Só este ano, a Operação Lei Seca flagrou 213 motoristas embriagados, destes 63 foram encaminhados para a delegacia.

A campanha educativa de trânsito idealizada pelo Governo do Estado para o carnaval 2013 tem como tema “O carnaval acaba. A vida continua!”. Além da capital, as ações educativas serão realizadas nas cidades Pombal, Cajazeiras, Patos, Coremas e Catolé do Rocha.

O Tenente Coronel Paulo Sérgio, comandante do BPTRAN, que acompanha diariamente as ações da Operação Lei Seca, informou que já é perceptível a mudança de comportamento de alguns motoristas. “É cada vez mais comum constatar que o proprietário do veículo, ao ter ingerido bebida alcoólica, delegou à esposa ou a outro passageiro a missão de conduzir o veículo”, disse o comandante.

Expediente

Por causa do Carnaval, não haverá expediente, no sábado (9) nos postos do Detran que normalmente funcionam aos sábados. Em João Pessoa, estarão fechados os postos da Casa da Cidadania do Shopping Tambiá e o do Shopping do Automóvel, na estrada de Cabedelo. Em Campina Grande, não haverá expediente na 1ª Ciretran.

Números – Na manhã desta sexta-feira (08), o BPTran divulgou um balanço das blitzen realizadas na grande João Pessoa. Um dos dados que mais chamou atenção é que mais de um terço das 2.011 multas aplicadas foram a motoristas flagrados sem a carteira de habilitação ou com ela vencidas. Ao todo, do período de 1º de janeiro a 8 de fevereiro, foram apreendidos 1.337 veículos (entre carros e motos) e aplicadas 2.011 multas por irregularidades na documentação ou veículo, um número que corresponde a 92,44% a mais em relação a 2012, quando foram aplicadas 1.045 multas.