João Pessoa
Feed de Notícias

Detran da Paraíba abre Semana Nacional de Trânsito com atividades

segunda-feira, 19 de setembro de 2016 - 16:54 - Fotos:  Secom PB

“Não há outra alternativa a não ser um trabalho efetivo de educação no trânsito, para que tenhamos uma prevenção maior contra acidentes nas vias públicas. Quero aqui transferir essa preocupação e convocar a todos para ser mais um por um trânsito mais seguro, a fim de diminuir essa chaga que acomete o Brasil, porque há 30 anos não tínhamos noção da gravidade desse problema que deixa mortos e sequelados sem precedentes”. A afirmação é do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito no Estado, nesta segunda-feira (19), no pátio da autarquia.

Tomando como referência os quase 1,2 milhão de veículos na Paraíba, Agamenon Vieira destacou que, desse número, mais de 500 mil são de motocicletas, meio de transporte responsável pelo maior índice de acidentados no trânsito. Destacou a campanha recém-lançada pelo órgão, com o tema “Pior que desrespeitar a lei, é desrespeitar a vida”, promovida com o propósito de disseminar a necessidade do uso de capacete entre os condutores de motos.
“Queremos alcançar toda a sociedade civil, através de seus representantes, para que possamos diminuir esse índice alarmante registrado nas portas dos hospitais da Paraíba”, enfatizou Agamenon Vieira, acrescentando que, além das doenças cardiovasculares, a segunda maior causa de mortes no Estado é de acidentes no trânsito, numa proporção muito maior entre os motociclistas.

Destacou as ações desenvolvidas pela Divisão de Educação de Trânsito e pela Escola Pública de Trânsito, unidades do Detran-PB responsáveis pelos projetos que vêm desencadeando esse trabalho contínuo, e não somente durante esta semana comemorativa. Ainda durante o evento, o superintendente agradeceu a participação dos parceiros, através dos seus representantes, entre eles Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Departamento de Estradas e Rodagens, OngAndrae (Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergências), Secretaria de Saúde, Faculdade Maurício de Nassau e outros.

Durante a solenidade de abertura, os destaques ficaram por conta da apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba; desfiles de bandas de escolas públicas; lançamento do Projeto “Trânsito nas escolas: Pela via certa”; distribuição de comendas para gestores escolares, representantes das bandas de fanfarras e alunos do Colégio da Polícia Militar; apresentação do piloto profissional Halley Amorim e simulação de acidente de trânsito no estacionamento do Detran.

Programação – Até o próximo domingo (25), o Detran da Paraíba promoverá outras atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito 2016, que tem como tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Na véspera, houve uma ação de impacto no Busto de Tamandaré, com instalação de cemitério de cruzes na orla, apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, toque de silêncio e balões, em memória às vítimas de acidentes de trânsito.

De acordo com a programação desenvolvida pela Divisão de Educação de Trânsitoe pela Escola Pública de Trânsito do Detran da Paraíba, diariamente serão realizadas várias atividades, com a finalidade de conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance  de um ambiente favorável que garanta a segurança viária.

As comemorações também celebrarão os 4 anos da Operação Lei Seca no Estado, nesta quarta-feira  (21), sob a coordenação da Divisão de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-PB. Assim como os setores da educação, a unidade também tem sido responsável pela preservação de vidas.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO – ANO 2016

“Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”

DIA 20/09 (TERÇA-FEIRA)

Curso de Legislação e Atualização de Trânsito – BPTRAN/PB

Local: Auditório do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran)

Horário: 8h

Atividade: Palestra para gestores e agentes fiscalizadores de trânsito

Palestrante: Ten.CelOrdelliSavedra Gomes – PMRS

Comando Educativo simultâneo

Locais: Sapé, Bayeux e Campina Grande

Horário: 8h

Atividade: Trabalho em parceria com ONGs, escolas e outros órgãos ligados à segurança no trânsito, com enfoque nas campanhas “Trânsito nas escolas: Pela via certa” e “Pior que desrespeitar a lei é desrespeitar a vida”.

DIA 21/09 (QUARTA-FEIRA)

Palestra: Pilotagem Segura

Local: Clube dos Diretores Lojistas de Cajazeiras

Horário: 8h às 17h

Atividade: Palestra para mototaxistas e população em geral, com enfoque nas campanhas “Trânsito nas escolas: Pela via certa” e “Pior que desrespeitar a lei é desrespeitar a vida”.

Pit Stops – João Pessoa

Horários: 8h – Em frente à CONTAX, na Avenida Hilton Souto Maior (Mangabeira)

9h – Em frente ao AeC (Mangabeira)

15h – Em frente ao AeC (José Américo).

Aniversário de 4 anos da Operação Lei Seca na Paraíba

Local: Largo da Gameleira – Praia de Tambaú

Horário: 20h

Atividade: Apresentação da Banda da Polícia Militar da Paraíba e Blitz Preventiva com Pit Stop Educativo nos bares e restaurantes da Orla. 

DIA 22/09 (QUINTA-FEIRA)

Comando Educativo simultâneo

Locais: Avenida Hilton Souto Maior (em frente ao Mangabeira Shopping) e sede do Detran-PB (Mangabeira)

Horário: 9h

Atividade: Orientação nas faixas de pedestres, paradas de ônibus e hall de entrada da sede do Detran-PB, para conscientização do uso de capacete, com enfoque na campanha “Pior que desrespeitar a lei é desrespeitar a vida”.

Caminhada pela paz no trânsito

Local: Juripiranga

Horário: 9h

Atividade: Caminhada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Departamento Estadual de Trânsito (DER).

DIA 23/09 (SEXTA-FEIRA)

I Simpósio Paraibano de Urgências e Emergências Químicas

Local: Auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP)

Horário: 8h às 17h30

I Seminário Paraibano sobre Fiscalização, Saúde e Educação de Trânsito

Local: Escola Técnica Estadual de Mangabeira

Horário: 9h às 17h.

DIA 24/09 (SÁBADO)

I Simpósio Paraibano de Urgências e Emergências Químicas (Continuação)

Local: Auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP)

Horário: 8h às 17h30

DIA 25/09 (DOMINGO)

Carreata pela paz no trânsito

Local: Concentração no Mangabeira Shopping, com destino à Igreja Menino Jesus de Praga (Conjunto dos Bancários)

Horário: 14h30

 Simulação de acidente de trânsito com produtos químicos

Local: Em frente à Igreja Menino de Jesus Praga (Bancários)

Horário: 15h

Missa em Ação de Graças pela paz no trânsito

Local: Igreja Menino de Jesus Praga (Bancários)

Horário: 17h