Fale Conosco

14 de março de 2013

Detran convoca candidatos classificados para curso de formação de Agente de Trânsito e de Vistoria



O Diário Oficial desta quinta-feira (14) publicou o resultado final do Concurso Público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para os cargos de Agente de Trânsito e Agente de Vistoria, com a convocação para o curso de formação. A presidente da Comissão do Concurso Público, Marlene Rodrigues da Silva, informou que os classificados devem ficar atentos às datas da matrícula nos cursos de formação, pois quem perder o prazo de matrículas automaticamente será eliminado do certame. É exigida a frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.

Agente de Trânsito – O curso de formação para agentes de trânsito tem carga horária de 120 horas/aula e vai ser ministrado na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), localizada a rua Neusa de Sousa Sales, s/n, Mangabeira VII, João Pessoa, no período de 6 a 31 de maio, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. A prática de fiscalização de trânsito será realizada nos finais de semana, seguindo um agendamento prévio no decorrer do curso de formação. As matrículas serão realizadas no período de 1 a 5 de abril, na Espep, (próximo ao Detran), no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

As disciplinas do curso de formação para agente de trânsito são: o agente da autoridade de trânsito; ética e cidadania; engenharia de trânsito; educação para o trânsito; legislação de trânsito; primeiros socorros; direção defensiva; operação de trânsito; fiscalização de trânsito; prática e fiscalização de trânsito. Para este curso foram convocados 120 candidatos.

Agente de Vistoria – O curso de formação para agentes de vistoria será ministrado no período de 6 a 14 de abril, com carga horária de 30 horas/aula, no horário das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. A aula prática será no sábado das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Neste curso os candidatos estudarão as disciplinas: identificação veicular; perícia de identificação veicular; ética e qualidade no atendimento; prática de vistoria.

Marlene Rodrigues informou que os candidatos que forem convocados para a matrícula e estiverem inscritos para os dois cargos deverão optar, no ato da matrícula, por um dos cargos, abrindo mão da convocação do outro cargo. O candidato convocado que não comparecer para a matrícula ou desistir do curso de formação será eliminado do concurso de acordo com edital de abertura.

A presidente da Comissão do Concurso Público destacou que os certames realizados pelo atual governo é uma oportunidade de emprego para milhares de pessoas e sua importância está no investimento da qualificação de pessoal que contribuirá com serviço de boa qualidade à população.

O concurso do Detran foi realizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) e ofertou 108 vagas, sendo oito para o cargo de advogado, dez para analista de sistema, 30 para agente de vistoria e 60 para agente de trânsito. O concurso do Detran-PB inscreveu 11.278 candidatos, sendo 104 portadores de deficiência. Os salários iniciais serão de R$ 978,50 para nível médio e R$ 1.957,00 para nível superior. As etapas seguintes para os cargos de nível superior ainda serão divulgadas.