Fale Conosco

23 de março de 2015

Detran contribui com a alfabetização de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação



5dd8dc68e9acaf8edba4f54786eb8773 270x202 - Detran contribui com a alfabetização de candidatos à Carteira Nacional de HabilitaçãoO Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina como requisito fundamental para se obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) saber ler e escrever. No entanto, muitos candidatos que procuram o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) para aquisição ou renovação do documento demonstram dificuldades de leitura e escrita durante o processo. Para contribuir na educação dos motoristas, a Divisão de Educação do Detran tem realizado um trabalho de alfabetização em diversas cidades da Paraíba.

67340bd5f35871c6d49180c46e4a13b5 270x202 - Detran contribui com a alfabetização de candidatos à Carteira Nacional de HabilitaçãoA Divisão de Educação realiza um trabalho de orientação pedagógica juntos aos candidatos. Ao serem identificadas as dificuldades, as pedagogas traçam um plano de ensino, com reciclagem ou alfabetização dos motoristas, e só posteriormente ao serem submetidos a uma avaliação pedagógica é que eles são encaminhados ao setor de habilitação. Na quinta-feira (20), a equipe aplicou avaliações aos condutores do município de Patos que passaram pelo processo educacional.
f973f6f924f14844d9a443b5b47fbb051 267x270 - Detran contribui com a alfabetização de candidatos à Carteira Nacional de HabilitaçãoDe acordo com a Chefe da Divisão de Educação, Abimadabe Vieira, a maioria desses condutores que buscam a renovação tem entre 50 a 75 anos de idade. Eles nunca cometeram infração grave ou gravíssima, possuem renda baixa e não tiveram a oportunidade de passar pelos bancos de escola. “Pensando nisso, o Detran proporciona aos condutores nessa situação a oportunidade de aprender a ler e escrever, através de um processo de aprendizagem usando as leis e regras do Código de Trânsito Brasileiro”, ressaltou.

A principal meta da iniciativa é possibilitar a inclusão social e o exercício da cidadania a uma parte da população que não teve acesso à educação e que hoje ainda encontra dificuldade para transpor esse obstáculo. Para essas pessoas, poder conduzir um veículo é uma conquista que pode contribuir para a renda da família.