Fale Conosco

26 de julho de 2013

Detran comemora Dia do Motociclista com “motocarreata” e comandos educativos



Uma “motocarreata”, com saída prevista para as 8h, da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Mangabeira, abre neste sábado (27) as comemorações do Dia do Motociclista, em João Pessoa.

Dezenas de carros e motocicletas vão seguir pelos bairros de Mangabeira, Bancários, Castelo Branco e Miramar, até a avenida Epitácio Pessoa, onde será realizado um comando de saúde das 9h30 às 11h. De lá, os participantes seguem, no sentido Centro, até outro ponto da avenida Epitácio Pessoa, onde será realizado um comando educativo, com distribuição de material sobre a ‘lei seca’.

Segundo a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Abimadabe Vieira, a “motocarreata” promovida pelo Detran tem o objetivo de chamar a atenção para a importância das motocicletas e dos motociclistas no trânsito paraibano.

Dos 725.978 condutores paraibanos, 321.484 estão habilitados para pilotar motocicletas. Só na categoria “A”, específica para motociclistas, estão 32.502. Na “AB”, carro e motocicleta, 220.160. Os demais estão habilitados pela categoria “A” associada às categorias C, D e E.

A frota da Paraíba que hoje é de 929.054 tem 402.383 motocicletas. A expectativa do Detran é de que, até o final do ano, a frota paraibana ultrapasse 1 milhão de veículos.

No percurso da “motocarreata” será feito um alerta para a adoção de um comportamento adequado no trânsito, pedindo mais prudência aos motociclistas e também que os motoristas respeitem mais a presença deste tipo de veículo, que está envolvido em mais de 70% dos acidentes de trânsito.

A “motocarreata” tem o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Moto Clube Rota do Sol.

Dia do motorista – Na quinta-feira (25), durante as comemorações do Dia do Motorista, foi realizado um comando de saúde, na sede do Detran, em Mangabeira. No local, também foram distribuídas 108 rosas simbolizando a chegada dos servidores aprovados no primeiro concurso público da história do órgão.

A ação foi realizada em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e do município, Samu, Faculdade Maurício de Nassau, Academia de Bombeiro Civil-ACAD, Ong Andrae e Sest-Senat.