João Pessoa
Feed de Notícias

Detran comemora Dia do Motociclista com comando de saúde e campanha educativa

quarta-feira, 27 de julho de 2011 - 16:42 - Fotos: 

Profissionais verificam pressão arterial e medem massa corporal.Foto: Secom-PB

Um comando de saúde, com a participação de profissionais do Distrito Sanitário de Mangabeira, montado na entrada da sede do Detran, marcou as comemorações do Dia do Motociclista nesta quarta-feira (27). Os usuários foram recebidos com um café da manhã e foram convidados a verificar a pressão arterial e a medir a massa corpórea. Também foram distribuídos preservativos e panfletos com dicas de saúde. A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito aproveitou o comando para distribuir material educativo de segurança voltado para os motociclistas.

Recentemente, o Detran, por meio de uma parceria com o Centro de Treinamento da Honda, ofereceu um curso de pilotagem e direção defensiva para instrutores dos Centros de Formação de Condutores e examinadores. O treinamento teve como público alvo funcionários do órgão que aplicam os exames durante o processo de concessão da Carteira Nacional de Habilitação para os motociclistas e instrutores das autoescolas.

A objetivo do Detran, ao qualificar instrutores e examinadores, é formar melhor os motociclistas paraibanos para tentar diminuir o número de acidentes envolvendo este tipo de veículo, que chegam a representar mais 70% dos atendimentos registrados no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Na Paraíba, estão registradas mais de 300 mil motocicletas o que equivale a mais de 40% da frota que hoje ultrapassa 757 mil veículos. Em todo o Estado, 281.862 condutores estão habilitados a pilotar motocicletas. A maioria (190.150) tem a carteira de habilitação nas categorias A e B, que permite a condução de carros e motocicletas, e 27.442 estão habilitados só na categoria A, que é a carteira de habilitação para os motociclistas.

Desde o mês de março, uma portaria do Detran da Paraíba determinou que as fiscalizações passassem a exigir o cumprimento do Código Nacional de Trânsito, que desde 1998 estabeleceu que o condutor dos ciclomotores, as chamadas motos cinquentinhas ( até 50 cc), tenha mais que 18 anos, seja habilitado com a CNH categoria A ou a ACC (Autorização para

Conduzir Ciclomotores) e que condutores e passageiros destas motocicletas utilizem o capacete.

 

Outra preocupação do Governo do Estado é com a regularização da frota. Uma medida provisória assegurou o perdão das dívidas referentes ao licenciamento anual das motocicletas até 150 cilindradas. Para ter perdoadas as dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2010 os proprietários destas motocicletas devem procurar o Detran até o dia 15 de agosto e efetuar o pagamento do licenciamento 2011.

 

Vale lembrar que toda a frota paraibana com placas finais de 1 a 6 já deve estar licenciada em 2011 e que as fiscalizações conjuntas que estão sendo realizadas em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito, polícias civil e militar, STTrans e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além do cumprimento da lei seca, têm como enfoque a verificação da documentação dos condutores e dos veículos.