Fale Conosco

4 de julho de 2011

Detran capacita examinadores e instrutores de autoescolas para formação de motociclistas



Terminam nesta terça-feira (5) as inscrições para o Curso de Pilotagem e Direção Defensiva oferecido pelo Detran para instrutores dos Centros de Formação de Condutores e examinadores. O curso será ministrado no próximo dia 12, na Escola Pública de Trânsito, na sede do Detran, em Mangabeira, em parceria com a Unidade de Treinamento da Moto Honda da Amazônia Ltda.

O objetivo é capacitar os funcionários do órgão que aplicam os exames durante o processo de concessão da Carteira Nacional de Habilitação para os motociclistas, assim como qualificar os instrutores das autoescolas, para que eles orientem melhor os candidatos durante as aulas teóricas e práticas voltadas para a condução das motocicletas.

Ao qualificar instrutores e examinadores, o Detran pretende formar melhor os motociclistas paraibanos para tentar diminuir o número de acidentes envolvendo este tipo de veículo. O curso, que será oferecido por instrutores da empresa Honda, ensina como utilizar a motocicleta com segurança e respeitando as leis de trânsito.

Segundo o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, os acidentes envolvendo motocicletas representam cerca de 70% dos atendimentos. Em 2010, de 9.996 atendimentos registrados no Hospital de Trauma, 6.992 foram vítimas de acidentes de moto. Desse total, 15,42% foram de atropelamento; 14,28% envolveram automóveis, e 0,36%, ônibus.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, o órgão não poderia ficar omisso diante do crescimento do número de acidentes envolvendo motocicletas, um tipo de veículo cada vez mais utilizado em virtude da economia de combustível e da praticidade de locomoção. Ele disse que na Paraíba estão registradas mais de 300 mil motocicletas, que já representam mais de 40% da frota. “O Detran também está investindo cada vez mais em ações educativas de segurança no trânsito e na qualificação dos condutores paraibanos”, comentou.