João Pessoa
Feed de Notícias

Detran aumenta contratos de pessoas com deficiência

sábado, 31 de janeiro de 2015 - 11:51 - Fotos: 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai aumentar o número de contratações de pessoas com deficiência para atuar na área administrativa do órgão. Atualmente, existem 75 pessoas contratadas através do convênio firmado junto à Associação de Deficientes e Familiares (Asdef).

Em reunião nessa sexta-feira (30) com o presidente da Asdef, Francisco Izidoro, o superintendente do Detran, Aristeu Chaves, explicou que a ampliação do número de vagas é resultado da consolidação da parceria e objetiva a sua expansão para as Ciretrans em todo o Estado. “Essa é uma parceria salutar para as duas instituições, mais que um contrato de terceirização, é um trabalho primoroso de inclusão”, ressaltou Chaves.

O superintendente explicou ainda que esses contratos também contribuem para uma forma de reparação às vítimas de acidentes de trânsito que acabam ficando deficientes. Além de inserir essas pessoas no mercado do trabalho, o convênio entre Asdef e o Detran valoriza esses profissionais incluindo-os na área administrativa, onde eles trabalham no atendimento aos usuários, a exemplo de recepcionistas e atendentes.

Pedro Paulo, que é deficiente físico e trabalha no setor de licitações do Detran, disse que a iniciativa do órgão mudou a sua vida. “Encontrei muitas dificuldades para me inserir no mercado pela falta de acessibilidade nos locais de trabalho, principalmente para aqueles que são cadeirantes”, observou.

De acordo com o presidente da Asdef, a oportunidade que o Detran está oferecendo com o convênio e o aumento de vagas demonstra a percepção de inclusão social da atual gestão. “É uma mudança de paradigmas na sociedade, e mais ainda para um órgão público que recebe pessoas com deficiências para trabalhar”, afirmou Francisco Izidoro.