Fale Conosco

15 de julho de 2009

Detran atualiza processos e volta a emitir CNH em 24 horas



Depois de meses enfrentando problemas com o acúmulo de processos, provocado pelas alterações nas regras para emissão da Carteira de Habilitação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) conseguiu atualizar os serviços e voltou a emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 24 horas. A regra vale para primeira habilitação e renovação.

Nos casos de transferência, o prazo para a emissão depende de informações prestadas pelo Detran de origem do documento. Alguns usuários chegaram a esperar mais de um mês pela CNH e na hora de receber o documento ainda enfrentaram longas filas.  Para atualizar os processos na Divisão de Habilitação, a diretoria do Detran reforçou o número de servidores no setor e devolveu à Clínica de Psicologia profissionais que estavam desempenhando outras funções.

Por dia, são emitidas mais de 100 CNHs só na sede do Detran, no bairro de Mangabeira. Os problemas na Divisão de Habilitação começaram no final do ano passado com o anúncio do aumento do número de aulas exigidas para a formação dos condutores. Temendo um aumento no preço,  usuários procuram os Detrans de todo o País  para tirar a primeira habilitação e o número de atendimentos superou a capacidade operacional que ficou ainda mais prejudicada pela suspensão temporária dos serviços, por mais de 10 dias, para implantação de mudanças na base do cadastro nacional de condutores. Agora os serviços estão completamente normalizados e os condutores não terão que esperar dias para receber a CNH.

Nelma Figueiredo, da Assessoria do Detran