Fale Conosco

24 de novembro de 2011

Detran anuncia blitz eletrônica no Fórum Nacional Sobre Transporte Urbano



A partir do próximo ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai implantar a blitz eletrônica e o talonário eletrônico, tornando ainda mais rápido e efeciente o trabalho de fiscalização realizado pela Divisão de Policiamento de Trânsito. O anúncio foi feito pelo Superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, durante a 76ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, aberta nesta quinta-feira (24), no Hotel Tambaú, com a presença do governador Ricardo Coutinho.

A blitz eletrônica utiliza um equipamento que, por meio da leitura da placa, revela a situação do veículo quanto ao pagamento da licenciamento ou qualquer registro de roubo ou bloqueio. Já o uso do talonário eletrônico permite o preenchimento do auto de infração de forma online. “Com ajuda da tecnologia, será possível reduzir o tempo de abordagem, pois a blitz  vai provocar menos engarrafamento”, disse.

Rodrigo Carvalho foi um dos palestrantes no primeiro dia do Fórum. Ele fez uma balanço das ações de fiscalização realizadas pelo Detran, em 2011, e informou que, de janeiro a novembro, foram lavradas 5.268 notificações e foram apreendidos 1.832 veículos – entre eles, 508 motocicletas do tipo cinquentinha. Também houve apreensão de 400 carteiras nacionais de habilitação e prisão de 281 motoristas embriagados.

Este ano, o Detran concentrou as operações na grande João Pessoa e em Campina Grande – mas já se prepara para intensificar as ações no interior do estado. A intenção é fazer cumprir a lei seca e verificar a situação da documentação de veículos e condutores.

 

Motocicletas – Sobre as motocicletas com até 50 cilindradas, Rodrigo Carvalho disse que o Detran não vai ser omisso em relação ao descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. A detrminação para as equipes de fiscalização é para que seja exigido que os condutores das chamadas cinquentinhas tenham maior idade, sejam habilitados com a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou carteira nacional de habilitação na categoria “A”, além do uso do capacete para condutores e passageiros.

 

Licenciamento 2011 – Segundo o Detran, a inadimplência referente ao licenciamento anual de veículos gira em torno de 36% – o que representa mais de 288 mil veículos, de uma frota de 787.912. Para incentivar o pagamento em dia,  o superintendente do  Detran anunciou que em 2012 serão implantados terminais de autoatendimento em diversos pontos, além da volta de entrega domiciliar de boletos e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo-CRLV.