João Pessoa
Feed de Notícias

Detran abre curso de motopilotagem e direção defensiva

terça-feira, 12 de julho de 2011 - 12:37 - Fotos: 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu nesta terça-feira (12) o Curso de Motopilotagem e Direção Defensiva. Esta ação faz parte do engajamento do órgão à campanha lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo d reduzir pela metade o número de acidentes de trânsito no mundo nos próximos 10 anos.

A abertura do curso foi feita pelo superintendente Rodrigo carvalho, no auditório da Escola Pública de Trânsito e contou a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Policiamento de Trânsito e STTrans.

O curso, com aulas teóricas e práticas, é ministrado por instrutores do Centro de Treinamento da Honda e tem o objetivo de formar multiplicadores capacitados a orientar os motociclistas sobre o uso correto e seguro deste tipo de veículo.

O público alvo são os instrutores dos Centros de Formação de Condutores (autoescolas) e examinadores que são os funcionários do Detran responsáveis pela aplicação das provas práticas para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação da categoria “A” que é o documento exigido aos condutores de motocicletas.

Na Paraíba, as estatísticas revelam que mais de 70% dos acidentes de trânsito têm a motocicleta entre os veículos envolvidos e, segundo o superintendente, o Detran não poderia ficar omisso a essa situação.

Na abertura do curso, Rodrigo Carvalho e o diretor administrativo do Detran, Flávio Moreira, pediram aos participantes para que aproveitem ao máximo os ensinamentos que serão ministrados até a sexta-feira (15) e ajudem o órgão a mudar esta realidade, através de uma melhor formação dos motociclistas paraibanos.

Ainda este mês, quando são comemorados os dias do motorista (25) e do motociclista (27), o Detran promoverá o 1º Seminário Paraibano de Segurança no Trânsito, convocando todos os órgãos de trânsito e a sociedade paraibana a refletir sobre de que maneira cada um pode contribuir para um trânsito melhor e mais humano.