João Pessoa
Feed de Notícias

Detentos farão apresentação cultural no Teatro Municipal Severino Cabral

sexta-feira, 19 de julho de 2013 - 17:47 - Fotos: 

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) realizará mais uma atividade de ressocialização com a participação de 32 apenados que fazem parte do Projeto Cultura no Presídio, desenvolvido na Penitenciária Regional Raymundo Asfora (Serrotão). Desta vez, eles se apresentarão fora das paredes do presídio e ganharão o palco do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, no próximo dia 29. A professora e ativista cultural Myrna Maracajá informou que os detentos terão participação em peças de dança e música e que o evento terá início às 7h30 e se encerrará às 19h.

O secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, disse que esta será mais uma atividade de ressocialização oferecida pela Seap em parceria com a sociedade civil organizada. “Não temos medido esforços para a reintegração social de pessoas que cumprem pena em presídios. No Brasil não existe prisão perpétua, ou seja, um dia o preso vai voltar ao convívio social, e é melhor para a própria sociedade que esse preso venha com outra visão de mundo. Porém, também não abrimos mão da segurança e da disciplina”, disse o secretário.

Na manhã desta sexta-feira (19), agentes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) fizeram levantamentos de segurança necessários no Teatro Municipal Severino Cabral. Eles percorreram todas as dependências do teatro, catalogando os pontos de posicionamento estratégico onde ficarão os agentes penitenciários no dia da apresentação. A Polícia Militar fará a segurança da área externa do espetáculo. Mais de cem profissionais da segurança pública, entre agentes penitenciários e policiais militares estarão dentro e fora do teatro para garantir a tranquilidade do evento.

O Projeto Cultura no Presídio, que promove atividades variadas dentro da Penitenciária Regional Raymundo Asfora (Serrotão), será uma das atrações do Festival de Inverno de Campina Grande. Nesta segunda-feira (22), às 14h, os 32 presos do Serrotão que irão se apresentar no teatro darão início aos ensaios, numa área reservada do complexo penitenciário.