João Pessoa
Feed de Notícias

Detentos e familiares serão capacitados na área de tecnologia e informação

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 15:25 - Fotos: 

Assinatura do convênio. Foto:Secom-PB

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) firmou, na manhã desta quinta-feira (2), um convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para a capacitação e a qualificação de detentos e seus familiares. O convênio, que integra o programa de ressocialização “Cidadania é Liberdade”, viabilizará cursos nas áreas de tecnologia e informação, mecânica, eletroeletrônica e informática, que serão ministrados por professores do instituto a detentos do regime semiaberto e a familiares de detentos.

De acordo com o reitor do IFPB, João Batista, o convênio é uma oportunidade de ampliar as ações sociais do instituto. “Gostamos de trabalhar com grupos sociais. Temos diversos programas e seguimos uma política pública específica. Pela primeira vez, voltaremos essas ações à população carcerária. É nossa obrigação socializar o conhecimento e contribuir para a melhoria de vida do detento e de seus familiares.”

O titular da Seap, secretário Harrison Targino, agradeceu a sensibilidade social do IFPB e ressaltou a importância desse ato para detentos, familiares e sociedade. “Com o convênio, vamos ajudar essas pessoas a se reintegrarem na sociedade. Não devemos nos esquecer de que quando uma pessoa está presa, a sua família também está”, disse.

Harrison também comentou a expectativa de expandir o projeto que, nesse primeiro momento, atenderá a área da Grande João Pessoa. “A expectativa é levar os cursos para outras regiões, juntamente com o IFPB, levando a oportunidade de ressocialização a todos os detentos do sistema prisional paraibano”, salientou.
As salas equipadas para os cursos, o material didático, os monitores e a certificação dos concluintes serão oferecidos pela Monitoria de Extensão do IFPB. Os cursos têm duração variada, entre 40horas e 60 horas. A Gerência de Ressocialização disponibilizou o telefone 3218-4468 para quem quiser tirar dúvidas.