Fale Conosco

21 de dezembro de 2011

Detentos do Presídio Silvio recebem certificados de qualificação profissional



A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio) entregarão na tarde desta quarta-feira (21) os certificados de conclusão de curso de pizzaiolo a mais uma turma de alunos do programa de ressocialização “Cidadania é Liberdade”. A solenidade começa às 15h, na Penitenciária Desembargador Silvio Porto, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O convênio entre Governo do Estado e Fecomércio ofereceu este ano cursos de qualificação no preparo de doces e salgados, corte de cabelo, técnicas básicas de manicure e pedicure, preparo de pizzas e, na área cultural, oficinas de violão, dança, artes plásticas e teatro.

Esses cursos foram ministrados para 200 detentos, destes 171 alunos concluíram com êxito e receberão os certificados de qualificação profissional.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, o arcebispo da Paraiba Dom Aldo Pagotto e o Pastor Estevam Fernandes, visitarão os apenados para levar uma mensagem de esperança e fé neste Natal e para o Ano Novo.

Cidadania é Liberdade - Programa do Governo do estado executado em parceria com instituições públicas e privadas, que tem por objetivo de promover a ressocialização de presos e egressos do sistema penitenciário, reduzindo a reincidência criminal. Além de oportunizar vagas de emprego, o programa consiste em ações de capacitação profissional, que visam a recuperação da dignidade e autoestima dos detentos.

Redução da pena – Além de ganhar capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, os detentos ganham outro benefício: a redução na pena. Para cada três dias estudados ou trabalhados, o interno tem um dia reduzido na sua pena.