Fale Conosco

14 de abril de 2013

Detentos do Presídio Serrotão têm aula de teatro e dança



Detentos da Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora (‘Serrotão’) participaram das aulas ministradas pela ativista cultural Eneida Agra Maracajá e a psicóloga e dançarina, Myrna Maracajá, nesse sábado (13).

Os detentos conheceram um pouco da história das artes no Brasil, em especial a dança e o teatro. Em seguida, as professoras exibiram um vídeo com duas reportagens – uma delas veiculada em um programa de TV de abrangência nacional – destacando a apresentação cultural de detentos no Teatro Municipal de Campina Grande, há cerca de 10 anos.

De acordo com Eneida, as atividades culturais nos presídios são uma ferramenta importante no trabalho de ressocialização. “Faço isso há muitos anos e sei o que estou dizendo. A dança liberta, o teatro liberta”, disse a ativista.

O secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, determinou aos diretores prisionais do Estado que autorizem a participação da sociedade civil organizada em eventos de ressocialização em suas respectivas unidades. “Claro que devemos observar o critério da segurança do ambiente em primeiro lugar. Mas se as condições forem favoráveis, nós daremos todo o apoio necessário”, disse Wallber.