João Pessoa
Feed de Notícias

Detentos do presídio do Serrotão, em Campina Grande, concluem curso profissionalizante de Cozinha Básica

terça-feira, 16 de outubro de 2012 - 16:44 - Fotos: 

Vinte detentos da Penitenciária Regional Raimundo Asfora, de Campina Grande, concluíram nesta semana as atividades teóricas e práticas do Curso Básico de Cozinha. A capacitação teve duração de dez dias e foi oferecida pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), com apoio da Fecomércio-PB e Senac. O mesmo curso já havia sido realizado na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em João Pessoa.  O diretor da Máxima, João Sitônio destacou a importância do curso para a melhor vivência dos presos durante a reclusão. Segundo o diretor, a comida preparada pelos apenados das duas penitenciárias melhorou significativamente.

A gerente de ressocialização da Seap, Ziza Maia, explicou que a realização de cursos profissionalizantes é mais uma ação do projeto “Cidadania é Liberdade”. Desde o ano passado o órgão  oferece uma programação variada nas áreas de educação, saúde, trabalho, cultura e família para detentos e familiares.

Este ano foram realizados cursos profissionalizantes em diversas unidades penais de todo o Estado,  como o Curso de Pizza na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, na Capital. No Presídio Feminino de Patos foi concluído o Curso de Corte e Costura. Os apenados da Máxima de Mangabeira, em João Pessoa, também receberam o curso de confecção de bolas. Na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, o curso foi de Computação Básica.

A expectativa da Gerência de Ressocialização da Seap é que, até o final do ano, mais cursos profissionalizantes sejam promovidos em vários presídios do Estado. Entre eles, estão os de Instalador elétrico residencial, pedreiro, mecânica e manutenção de motocicletas, doces e salgados, embelezamento das mãos e dos pés e Informática básica. Ao todo, cerca de 700 apenados e familiares serão profissionalizados e irão receber o diploma do Senac-PB.