João Pessoa
Feed de Notícias

Detentos da Capital estão imunizados contra gripe

terça-feira, 12 de julho de 2011 - 10:51 - Fotos:  Patrícia Gouveia/SEAP-PB

Todos os detentos dos presídios de João Pessoa receberam doses da vacina contra a gripe, uma das doenças respiratórias que mais acomete o homem. Segundo a Comissão Técnica de Medicina Ocupacional (Commed), mais de 10% da população mundial tem, pelo menos, uma gripe a cada ano. A iniciativa de imunizar os detentos em situação de privação da liberdade foi da Secretaria de Administração Penitenciária, por meio da Gerência de Saúde da secretaria.

Quase três mil detentos foram imunizados. Para Marilene da Silva, de 25 anos, que cumpre pena no Presídio Feminino Júlia Maranhão, a vacina chegou em boa hora. “Vou me livrar do risco de pegar essa gripe. É bom tomar as vacinas, me prevenir”, disse.

Para a Gerente de Saúde, Silvia Suassuna, a condição de vulnerabilidade dos detentos agrega mais valor à ação. “Ao avaliar a dificuldade de locomoção que estes detentos encontrariam para ter acesso a essas vacinas, compreendemos a necessidade de levar cidadania e ressocialização a esses espaços mais restritos”, destacou.

A vacina contra a gripe, que tem ação imunitária durante 12 meses é, comprovadamente o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e das suas complicações, com a vantagem de não implicar riscos, pois é feita a partir de vírus inativado. Ela atua de modo a ensinar o sistema imunológico a concentrar suas forças para um contra-ataque rápido à doença. Como os vírus apresentam mutações constantes, uma nova vacina sempre deve ser produzida com os vírus das temporadas anteriores.