Fale Conosco

8 de agosto de 2012

Detentas de Patos concluem curso em programa de ressocialização



Concluido Curso na Penitenciaria feminina de PatosQuinze detentas que cumprem pena em regime fechado no Presídio Romero Nóbrega, em Patos, concluíram o curso de corte feminino e modelagem de cabelo. O treinamento, iniciado em julho, integra o programa de ressocialização e formação profissional do Governo do Estado para internos do sistema penitenciário.

A capacitação é resultado da parceira entre Governo do Estado, Senac e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). “Aprendi muita coisa que não sabia que seria capaz como escovar e pintar. Nos dias de aula ficava ansiosa até começar. Até o meu comportamento e o de minhas amigas mudaram. Ao contar para colegas que não participaram notei que elas se arrependeram”, lembra a reeducanda Jailda Lopes.

A gerente executiva de ressocialização da Seap, Ziza Maia, avaliou a capacitação de forma positiva. “A gente percebe no rosto delas a satisfação em ter participado desse curso. Pessoas que nunca pegaram em uma escova de cabelo hoje estão escovando perfeitamente. Nós sabemos o quanto essa oportunidade levantou a autoestima dessas pessoas”, observa.

A expectativa é que, até o final do mês, mais um curso seja disponibilizado na área de estética e cuidados pessoais, no presídio de Patos. Todas as participantes recebem certificado ao concluírem o curso. Projetos semelhantes acontecem em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos.