João Pessoa
Feed de Notícias

Detentas concluem curso de doces e salgados na capital

quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 08:44 - Fotos: 

Em mais um curso profissionalizante realizado nas unidades penais do Estado, vinte detentas do Presídio Feminino Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa, concluíram o Curso de Doces e Salgados oferecido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). O treinamento foi disponibilizado pela Gerência de Ressocialização com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Foram 40 horas aulas, divididas em 10 dias úteis.

Na solenidade de encerramento, estiveram presentes a gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia; o coordenador do Núcleo de Trabalho da Gerência de Ressocialização da Seap, Marconi Amorim; a diretora da penitenciária, Cínthya Almeida, e a professora do curso, Geísa Amorim.

No mês passado, a unidade penal já havia abrigado o Curso de Pizza, também oferecido pelo Senac e que capacitou vinte apenadas. “Essa é mais uma oportunidade para que vocês sejam outras pessoas quando saírem daqui e que esse aprendizado sirva para que a mudança seja real, vocês agora têm uma profissão e podem exercê-la”, enfatizou a diretora do presídio, Cínthya Almeida.

A gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, reforçou o compromisso de oferecer as ferramentas para que os reeducandos que estejam nas unidades penais paraibanas possam ser reinseridos à sociedade.

No final da cerimônia, as alunas entregaram uma carta de agradecimento para a professora Geísa, onde relatavam a felicidade pela oportunidade que a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária proporcionou para elas. A maioria não tinha formação profissional e agora tem mais facilidade para ingressar no mercado de trabalho.

Os cursos integram o Programa Cidadania é Liberdade, do Governo do Estado, que visa reinserir as pessoas que cumprem pena no sistema prisional paraibano. A intenção da Seap é capacitar cerca de 700 presos e familiares até o final do ano.