João Pessoa
Feed de Notícias

Detentas comemoram o dia das mães com programação especial

quarta-feira, 9 de maio de 2012 - 17:53 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

As detentas do Estabelecimento Penal Feminino “Maria Julia Maranhão”, em João Pessoa, tiveram um dia especial nesta quarta-feira (9). O Governo do Estado, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, preparou uma programação de atividades artísticas, jurídicas e serviços de saúde. Também foi realizada uma sessão de cinema.

Na penitenciária existem cerca de 400 detentas, a maioria mães. Destas, 14 estão custodiadas no presídio tendo a companhia de seus filhos pequenos. A programação foi realizada na quadra da unidade e em salas especiais montadas para o evento. Pela manhã, além de aula de danças, as detentas assistiram palestras sobre a importância da amamentação e DST e participaram de recreação.

A diretora do presídio, Cinthya Almeida, destacou que a comemoração era uma das ações de humanização voltadas para a ressocialização das internas, com o objetivo de despertar o potencial e o resgate dos valores humanos, no processo de autoconhecimento, de reconstrução de si e compreensão do outro na diversidade.

Para celebrar a data, as detentas também foram presenteadas com uma sessão de cinema, com pipoca e refrigerantes. Para a detenta Lidiane Daniele, o dia foi maravilhoso. “Achei o dia maravilhoso, toda programação foi ótima. Durante o filme deu até para esquecer que estou em um presídio”, disse.

Segundo Claudia Lessa, coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, o atendimento jurídico foi focado nas mães, que ouviram explicações sobre os direitos das detentas que estão grávidas e/ou com filhos, as garantias dos seus filhos como o período de aleitamento materno.

Visitas – A visita de domingo, Dia das Mães, será antecipada para o sábado, das 8h às 16 h.