João Pessoa
Feed de Notícias

Destino Paraíba se consolida no mercado do Sul e Mercosul

segunda-feira, 10 de novembro de 2014 - 09:56 - Fotos:  Cássio Murilo/PBTur

A 26ª edição do Festival de Turismo de Gramado marcou o encerramento da participação do Destino Paraíba, em 2014, em feiras e eventos pelo Brasil. O Festival é considerado um dos mais importantes da América do Sul e tem se transformado em um momento de afirmação do turismo paraibano junto ao Mercosul, em especial, em países como Argentina, Chile e Uruguai. “A Paraíba tem intensificado a sua presença nesse eixo, apostando no sucesso de visibilidade que o Nordeste conquistou com a realização da Copa do Mundo”, afirmou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. O evento foi encerrado no sábado (8).

Para operadoras e agências de viagens do Sul do país que trabalham no ambiente do Mercosul, como a Agência Clube Viagens, de Santa Catarina, a Paraíba tem sido um mercado emergente entre os destinos do Nordeste. A empresa levou para o Estado um grupo de torcedores mexicanos, que ficou encantado com as belezas naturais, o clima e a hospitalidade dos paraibanos, segundo o diretor da Clube, Miguel Fajardo. “A Paraíba precisa ser descoberta pelos chilenos e uruguaios, que tiveram a experiência de conhecer o Nordeste durante os jogos da Copa e ficaram encantados com tudo que viram”, destacou o executivo.

No Festival de Turismo, a PBTur contou com um estande próprio, onde recebeu dezenas de agentes de viagens para troca de informações e entrega de material institucional. No material, os profissionais têm à disposição os principais roteiros trabalhados pela estatal como sol e mar, turismo de aventura e experiência, além do interior, com destaque para o Vale dos Dinossauros, em Sousa, e Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras. O material destaca ainda as festas populares, como o Maior São João do Mundo, em Campina Grande e João Pessoa, e a gastronomia.

O estande também foi um ponto de negócios para o setor de hotelaria, em especial, de João Pessoa. Gerentes de vendas dos principais hotéis distribuíram seus materiais institucionais, onde apresentaram a infraestrutura e o tarifário dos empreendimentos. Nesse sentido, diversas secretarias de Turismo, como a da Capital paraibana, estiveram presentes, igualmente, entregando o material de divulgação. “Como fazemos em todos os eventos, o estande da Paraíba está sempre à disposição dos nossos parceiros, que constroem conosco esse trabalho de divulgar os nossos roteiros seja no Brasil ou em outros países”, enfatizou Ruth Avelino.