João Pessoa
Feed de Notícias

Destino Paraíba é apresentado em encontro de operadoras de turismo em SP

quarta-feira, 23 de março de 2011 - 18:28 - Fotos: 

Os principais roteiros turísticos da Paraíba serão apresentados pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), nesta quinta (24) e sexta-feira (25), durante o 35º Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento deve reunir aproximadamente 6 mil agentes de viagens de todo o País, e, principalmente das cidades paulistas, que estarão ávidos para conhecer novos destinos, já pensando nos roteiros de férias de junho.

No estande da Paraíba, que terá a presença de hoteleiros paraibanos vinculados à Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB), serão entregues materiais como folders, revistas e CDs, que revelam os roteiros do Estado com textos, fotos e imagens. De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a presença no Encontro Braztoa faz parte da estratégia do governo de manter o destino “Paraíba” nas prateleiras das maiores operadoras do Brasil, que, na sua maioria, estão no mercado paulista.

Atualmente, a Paraíba é um destino comercializado por praticamente todas as grandes operadoras de São Paulo, que têm sentido o crescimento do interesse dos turistas de conhecer o Estado. No mês passado, durante um evento promovido pela Operadora CVC, a comitiva paraibana manteve contato direto com os operadores, reforçando a imagem dos roteiros paraibanos. “Esse trabalho tem que ser permanente e temos apostado na presença nos grandes eventos nacionais”, informou Ruth Avelino.

Participantes – A estimativa do presidente da  Braztoa, José Eduardo Barbosa, é de que o encontro deste ano atinja recordes de presença de expositores e profissionais da área. Dados dos organizadores apontam que na edição de março do ano passado participaram do evento 5.076 profissionais, o que representa um acréscimo de 60% em relação ao ano anterior. “Os pacotes hoje estão sendo vistos como uma alavanca forte de vendas”, afirmou o empresário.

Ruth Avelino concorda com o presidente da Braztoa, quando se percebe o surgimento de um novo público na cadeia do turismo brasileiro, com a ascensão da classe C, que passou a viajar mais, principalmente de avião. “O surgimento de um novo mercado agora financeiramente apto a consumir viagens está demonstrando uma propensão maior a esse tipo de produto pré-formatado e estimulando os elos da cadeia produtiva a nos enxergarem como parceiros mais eficazes na distribuição de seus produtos”, disse José Eduardo.

O empresário complementa, afirmando que o mesmo está acontecendo com os governos estaduais, “que parecem também estar descobrindo e valorizando mais a força desse trabalho conjunto”. Para a presidente da PBTur, essa parceria – entre os setores público e privado – traduzirá em resultados ainda mais positivos para o turismo paraibano. Na opinião dela, quando há uma atmosfera de confiança e parceria, os frutos são colhidos de forma igual e sustentável.