João Pessoa
Feed de Notícias

Desfile, dança e tocha olímpica abrem Olimpíadas Escolares no Ronaldão

sexta-feira, 9 de setembro de 2011 - 21:40 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O ministro dos Esportes, Orlando Silva de Jesus Júnior, prestigiou a abertura das Olimpíadas Escolares Brasileiras, edição 2011, no início da noite desta sexta-feira (9), em João Pessoa. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Ronaldão e contou com a participação do secretário de Estado Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, que representou o governador Ricardo Coutinho, do prefeito da Capital, Luciano Agra, do secretário de Esportes do município, João Corujinha, e do diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Hubner.

Em sua saudação aos atletas e ao público que lotou o ginásio, o ministro destacou a importância da parceria entre os governos municipal, estadual e federal, que também envolveu o Comitê Olímpico Brasileiro, no apoio à realização do evento esportivo que, conforme salientou, vem reforçar o trabalho de formação de novos atletas que no futuro poderão estar representando o Brasil em competições internacionais.

Orlando Silva agradeceu à cidade de João Pessoa “por acolher o futuro do esporte olímpico brasileiro na edição 2011 das Olimpíadas Escolares” e ressaltou o esforço dos participantes da competição. “Para que vocês chegassem aqui foi necessário muita dedicação, muito esforço, muita capacidade de competir para estar entre os melhores atletas brasileiros”, comentou, estimulando os atletas a continuarem lutando. “Eu confio que, assim como estão nessa edição dos Jogos Olímpicos Escolares, vocês seguirão competindo, treinando, se dedicando ao esporte, porque o Brasil será, com certeza, uma potência olímpica graças ao esforço, ao trabalho e à dedicação de vocês”, enfatizou.

O ministro dos Esportes também falou da importância dos profissionais de educação física, especialmente dos professores e treinadores, para a consolidação do desenvolvimento esportivo brasileiro e destacou o Comitê Olímpico Brasileiro como o principal instrumento de fortalecimento do espírito olímpico. O COB, conforme salientou, não somente estimula a prática esportiva, apoiando cada uma das modalidades do movimento olímpico, mas contribui também para difundir os valores do modo de vida olímpico, a cultura da paz, da solidariedade, da convivência comum e da amizade.

Os jogos – A edição 2011 das Olimpíadas Escolares foi aberta no início da noite desta sexta-feira (9) pelo prefeito Luciano Agra, de João Pessoa, que sedia a competição. O encerramento será dia 18. Participam das competições cerca de 4 mil atletas entre 12 e 14 anos de idade de todo o País, distribuídos nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Além dos eventos esportivos, os jogos têm agenda cultural e educativa, com exibição de filmes, exposições e outras atividades.

Apontadas como “um dos maiores eventos da história”, segundo observou o prefeito Luciano Agra, as Olimpíada envolvem mais de 5 mil pessoas de 25 Estados e do Distrito Federal, além dos quase 4 mil atletas, de 372 cidades brasileiras, representando 1.129 escolas.

As Olimpíadas Escolares, que este ano são organizadas pelo COB, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e com o Governo do Estado da Paraíba, têm também uma edição voltada para atletas entre 15 e 17 anos, e se constituem na mais importante competição estudantil do Brasil. Para a edição 2011, mais de 2 milhões de jovens de mais de 40 mil escolas participaram das seletivas regionais.