João Pessoa
Feed de Notícias

Desenvolvimento Humano – Serviços

Albergue Social

O Albergue Social do Estado, órgão que presta assistência ás pessoas doentes e menos favorecidas financeiramente, oriundas do interior e também de outros Estados, a fim de realizarem tratamento de saúde aqui na capital incluindo a hospedagem, alimentação e transporte ao local do tratamento especializado. Está localizado à Rua Bom Jesus S/N – Bairro do Rangel, João Pessoa – PB Telefone 3218-6727.

Centros Sociais Urbanos

A SEDH dispõe de uma estrutura física imprescindível para o que se quer atingir com os objetivos da Política de Assistência Social. São os Centros Sociais Urbanos e Módulos Comunitários Rurais, onde é possível contribuir para a melhoria das condições de vida da população excluída, garantindo-lhe o acesso aos serviços básicos, tais como, fornecimento de documentos, cursos de capacitação, realização de encontros com as comunidade e eventos, reuniões de grupos sociais (mães, idosos, crianças e adolescentes e alcoólicos anônimos), práticas esportivas (futebol, capoeira, Taekoondo), salão de beleza, aulas de teclado, alfabetização de jovens e adultos, grupos de produção artesanal, serigrafia, grupo de auto-ajuda e outros. Em todos os CSU’s existe um Posto Fixo de documentos que garante gratuitamente a emissão de carteira de identidade e de carteira de trabalho. Visando ampliar estes serviços, a Secretaria firmou convênio com a Receita Federal para emissão de CPF (1ª via), e passará a oferecer esse serviço a partir de 2004. Os Centros Sociais Urbanos oferecem aos cidadãos excluídos socialmente ações motivadoras e de participação inserindo-os em atividades sócio-educativas, culturais, recreativas e de lazer.

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

As Unidades de Produção de Alimentos surgiram da necessidade de combater a fome que atinge um segmento excluído da população, sobretudo crianças, idosos e deficientes em situação de risco nutricional. O Governo do Estado através da SEDH, mantém 8 (oito) Núcleos de Produção de Alimentos instalados nos municípios de: João Pessoa,Campina Grande e Guarabira. Em João Pessoa, tem instalado quatro Núcleos de Produção de Alimentos junto às comunidades dos bairros de: Mandacaru, Geisel, Rangel e Cruz das Armas. Em Campina Grande o Governo do Estado reforça o poder nutricional dos cidadãos, especificamente os mais necessitados com a oferta de Pão, Leite e Sopa, distribuídos nos seguintes bairros: Malvinas, Monte Santo e José Pinheiro. Os Núcleos de Alimentação tem como meta garantir a suplementação alimentar para crianças, gestantes, nutrizes e idosos doentes em situação de risco nutricional, com alimentos a base de soja, oferecendo uma alimentação rica em proteínas e de grande qualidade, além de reforçar.

Centro de Convivência do Idoso

O Centro de Convivência do Idoso funciona no bairro do Castelo Branco I, e é destinado a idosos que, mesmo convivendo com suas famílias, não dispõem de assistência integral. Funciona de segunda a sexta, das 07:30 às 17:30, oferecendo alimentação, atividades culturais, ocupacional, física, recreativa e acompanhamento psicológico e de enfermagem.

O Centro de Convivência do Idoso é um serviço de ação continuada mantido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, cuja proposta é norteada palas diretrizes da Política Nacional do Idoso (Lei 8842/94 e Decreto 1948/96), que visa à garantia de um envelhecimento digno e com qualidade de vida.

O trabalho no Centro é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar constituída por psicólogo, assistente social, educador físico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, monitor e instrutores.